Junho | 2014 Ano V – Edição 60 – Criança 24h: Cuidados com a saúde das crianças nas Festas Juninas

Criança 24h - Junho 2014Cuidados com a saúde das crianças nas Festas Juninas

Estamos entrando em Junho e com ele surgem as festas juninas, uma das maiores expressões populares de nossa cultura. Crianças e adultos compartilham a alegria das cores em bandeirinhas, músicas divertidas, trajes típicos, tão enfeitados e curiosos, e das comidinhas variadas e especiais. Aliás, este item das iguarias desperta em todos um interesse especial já que muitas dessas delícias são encontradas com facilidade apenas nesta época do ano.

E não há como não lembrar das brincadeiras de quadrilha, pescaria, pau de sebo, passa o chapéu, bola na lata, entre outras. Assim como as brincadeiras com os fogos, desde os simples estalinhos aos artifícios complexos e que exigem muita atenção no seu uso. E justamente para que toda diversão seja realmente um momento de lazer e descontração é que são necessários também os cuidados com a saúde, principalmente das crianças.

Cuidados estes que se iniciam justamente com as comidinhas típicas. Por fugirem ao padrão habitual e cotidiano da alimentação da criança, os responsáveis devem oferecer aos seus filhos alimentos em quantidades suficientes para que não inibam o prazer de ser criança, mas que também não excedam a prática do bom senso, pois, assim, proporcionamos uma possibilidade menor de sintomas como vômitos e/ou diarreia, que abreviam a alegria proporcionada pelas festas.

Neste mesmo contexto, devemos ter cuidado com os fogos de artifício, que encantam e atraem, mas o seu uso deve ser monitorado, orientado e acompanhado por adultos.

Algumas práticas proibidas como soltar balões devem ser fortemente desencorajadas e justificadas a fim de que as crianças entendam o porquê de não soltarem balões, aproveitando a oportunidade de semearem a preocupação, cuidado e consciência também com a preservação do meio ambiente.

Como toda festa junina envolve frequentemente alguma fogueira, também devemos ter o máximo de cuidado com o uso do álcool próximo a elas. O risco de queimaduras e outros acidentes cujas consequências podem ser bem piores do que os pais imaginam devem ser evitados.

Os serviços de emergência hospitalar registram com frequência nesta época do ano casos de atendimento por intoxicação exógena e queimaduras por álcool, sendo frequentes casos graves.

Portanto, vamos brincar, pois as Festas Juninas são ótimas oportunidades para o convívio familiar e harmonioso, mas vamos fazê-lo com atenção.

Brincadeira feliz é aquela que proporciona diversão com segurança!

1 comment to Junho | 2014 Ano V – Edição 60 – Criança 24h: Cuidados com a saúde das crianças nas Festas Juninas

  • ERICKA CAVALCANTI

    BOA TARDE!

    GOSTARIA DE DEIXAR ESTE COMENTÁRIO, PARA QUE POSSAMOS REFLETIR:
    Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 125 mil são hospitalizadas vítimas de acidentes no Brasil. Estas lesões ocorrem devido à falta de cultura de prevenção, informação, cuidados no dia-a-dia, ausência de ambientes adequados à criança e leis específicas.  
    Acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, quedas, queimaduras, intoxicações, entre outros, podem ser evitados com ações educativas, modificações no meio ambiente, informação e criação e cumprimento de regulamentações .

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>