Julho | 2019 | Ano X – Edição 121 – CONHECENDO NOSSO CÉREBRO

CONHECENDO NOSSO CÉREBRO

20190409104800909616i

O ser humano vem descobrindo, nestes dois últimos séculos, muita coisa interessante, que nos faz ficar encantados com tamanha experiência, afinal, imagina uma pessoa de oitenta anos; o que ela já passou e viu de transformações? Como no advento do celular, televisão, internet, carros potentes, aviões bem preparados, porém um detalhe relevante passou batido pela humanidade, e a gente nem se tocou direito: como o cérebro humano pode evoluir, se desenvolver e se tornar mais ativo, mesmo em idades avançadas?

Bem, por isso, vale a pena primeiro um aprendizado de como se organizam as estruturas em nossa cabeça, e de que maneira elas funcionam e interagem entre si. Um detalhe que gera muitas dúvidas é sobre o que é o cérebro, na verdade, sabemos que ele representa uma parte, dentro de um conjunto do sistema nervoso central (controle do organismo).

O nome deste conjunto é encéfalo, divido em cinco partes: medula espinhal (fica protegida no interior da coluna vertebral, em forma de cauda), com função principal de mandar e receber informações nervosas vindas do corpo, que se liga por dentro da cabeça, na região mais alta e finzinho do pescoço, a uma região chamada tronco encefálico, que organiza diversas tarefas no organismo, sendo como uma base de controle, ajudando a regular e criar substâncias promotoras para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Parece complicado, mas a partir de agora será mais fácil entender. Uma terceira parte seria o cérebro, pois já vimos aqui nas explicações que não age sozinho. Ele se conecta pelo tronco encefálico, estrutura mencionada anteriormente, como se fosse um plug de tomada. Por curiosidade, certa vez, para testar seu funcionamento, cientistas desconectaram o cérebro do tronco encefálico de um ratinho, e percebeu-se que o bichinho continuou vivo, mas o cérebro permaneceu como se estivesse “dormindo”, sem função ativa. O animal ficou com dificuldades devido a isso, porém respirando e com batimentos de coração.

A quarta e quinta parte são o tálamo e hipotálamo, regendo a maior parte do processo como um maestro numa orquestra sinfônica. Deles alguns hormônios são desenvolvidos, assim como interligação com todas as estruturas do encéfalo e corpo.

A fim de se aprender mais ainda, na próxima coluna será abordada a continuação, sobre o funcionamento e evolução do cérebro, com curiosidades.

Obrigado!

O CÉREBRO NÃO SE INTERAGE SOZINHO.

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
whatsapp-logo-icone-1 99522.8671 (TIM)
facebook:thiagosoarespersonal
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>