Julho | 2018 | Ano IX – Edição 109 – O que é Check-up Oftalmológico?

O que é Check-up Oftalmológico?

Sem título3

O check-up oftalmológico é a melhor forma de prevenir possíveis doenças do olho e evitar que, caso elas apareçam, tenham evolução ruim. Algumas doenças dos olhos são silenciosas e não causam sintomas até eles serem irreversíveis. O check-up oftalmológico é uma consulta onde vai ser avaliado o olho e as outras estruturas anexas de uma forma completa.

O exame já começa com a observação a olho nu. Com iluminação adequada observamos o movimento dos olhos, o reflexo das pupilas, se há alguma lesão suspeita nas pálpebras e nos cílios. Com isso podemos identificar câncer nas pálpebras, doenças neurológicas que afetam as pupilas ou a movimentação dos olhos, mal-formações entre outras.

Após a observação dos olhos do paciente a acuidade visual é feita. O médico através de um aparelho chamado de refrator consegue verificar qual é a melhor visão do paciente com o melhor grau possível, para longe e perto. Nesse momento descobrimos se o paciente tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

O exame da biomicroscopia é realizado através de um equipamento chamado de lâmpada de fenda. É na verdade um microscópio, onde conseguimos ver as estruturas do olho com um grande aumento e com muita qualidade. É a mesma coisa que usar um telescópio para observar o universo.

Na biomicroscopia, observamos as pálpebras, os cílios, o ponto lacrimal, a córnea (que é a parte mais externa do olho) se o seu brilho está adequado, se a lágrima é de boa qualidade, a qualidade da imagem é tanta que conseguimos diferenciar cada camada da córnea. Visualizamos também a conjuntiva (parte transparente) que recobre a esclera (parte branca).

Logo depois da córnea está a íris (parte colorida dos olhos) e a pupila (menina dos olhos) que nada mais é do que um orifício na íris que controla a entrada de luz no globo ocular. É através deste equipamento que sabemos se o paciente tem olho seco, catarata, uveíte, conjuntivite, episclerite/esclerite, pterígeo, corpo estranho.

Neste momento ainda é possível verificar a pressão intraocular do paciente através de um aparelho chamado de tonômetro. Com os olhos anestesiados através do contato com a ponteira do equipamento medimos a pressão. O valor normal da pressão é de 12 a 20 milímetros de mercúrio. A pressão é muito importante para o diagnóstico de glaucoma.

Na sequência do exame, realizamos o fundo de olho, que pode ser feito direto na lâmpada de fenda (fundoscopia indireta) ou através de oftalmoscópio (fundoscopia direta). É nesse exame que verificamos se o paciente tem alterações da diabetes, da pressão alta, de glaucoma e outras doenças da retina.

Marque o seu check-up e mantenha seus olhos sempre saudáveis!

Dr. Andrew Alves Marinho
Oftalmologia
CRM: 52 97566-4

ESPECIALIDADES: Clinica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia, Mastologia, Proctologia, Cardiologia, Cirurgia Vascular e Angiologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psicologia, Neurologia, Neurocirurgia, Oftalmologia.

CuidarVC
Tel.: 3627.4450
www.cuidar.vc
facebook.com/ClinicaCuidarvc
Rua Medina, 127, salas 102/103 – Méier

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>