Julho | 2014 Ano V – Edição 61 – Imperator – Centro Cultural João Nogueira completa dois anos

Fotos: Flávia Mendes e Divulgação

Jornal_Novidades_Julho2014_imperatorEm junho de 2012, cariocas e sobretudo os moradores do bairro acompanhavam, com expectativa, a reabertura de célebre espaço artístico no Méier que havia fechado suas portas por 16 anos. Dois anos depois, o Imperator – Centro Cultural João Nogueira, administrado pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Cultura, pode se orgulhar de ter cumprido sua meta, e firmado o seu nome como o mais importante espaço artístico da Zona Norte e um dos principais da cidade. Dedicado a apresentações musicais, espetáculos teatrais adultos e infantis, bailes, dança, circo e humor, além de exposições, poesia e literatura, o Imperator já recebeu: Stevie Wonder, Ron Carter, Nouvelle Vague, Gilberto Gil, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto, Diogo Nogueira e muitos outros, mostrando que não deixou nada a dever ao seu passado. “Nesses dois anos, o Imperator se consolidou como um dos mais importantes equipamentos de cultura da cidade do Rio de Janeiro”, frisa Aniela Jordan, responsável pela residência artística do centro cultural.

Os números que marcam o aniversário são superlativos: nesse período, 1,5 milhão de cariocas e turistas já visitaram a casa, que recebeu até o fim de maio 205 atrações em 799 apresentações. . “A pluralidade de atrações é a marca do nosso espaço. Você entra para tomar um café, aí descobre que tem uma exposição e vai conferir”, acrescenta Aniela Jordan.

SOBRE O IMPERATOR

O Imperator começou a escrever a sua história na década de 50, quando era considerado o maior cinema da América Latina. Nos anos 90 se transformou em casa de shows e importantes nomes do cenário musical subiram ao palco: Tom Jobim, Bob Dylan, Tina Turner, Peter Gabriel. Em 1996, as atividades foram encerradas e por longos 16 anos as portas do espaço permaneceram fechadas.

Em 2012, após reforma, o Imperator foi transformado num Centro Cultural com um teatro com capacidade para 642 lugares (ou 1060 pessoas de pé), três salas de cinema, além da Sala para Exposição e terraço. A programação completa do Imperator está no site www.imperator.art.br

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>