NOSSA EQUIPE

Editora e Jornalista Responsável:
Solange Diniz Filgueiras
MTB 25.344 RJ

Colaboradores e Free Lancer

Contato Publicitário: 

Jucéa Mattos

Site e Redes Sociais:

Francitonio Oliveira

 Solange Diniz Filgueiras – Jornalista, escritora, poetisa

15178282_1106618389455229_5749968354775782936_n

    Solange Diniz Filgueiras nasceu em Valença, Estado do Rio de Janeiro. Aos doze anos seu pai foi transferido para a capital do estado, onde mora. Seguiu os caminhos do pai e se graduou em eletrônica, trabalhou em empresas de grande porte, multinacionais, uma profissional bem sucedida. Mas, foi nas Letras que encontrou a sua verdadeira vocação. Formou-se em Jornalismo, é poetisa e autora de “Palavras do Coração”, obra que deu origem ao espetáculo “Desalinhos do Amor”.
    A jornalista Solange Diniz sempre esteve ligada às artes e, sobretudo ao teatro. Assinou colunas culturais nos jornais: “Trânsito Livre”, “Sem Fronteiras”, “A Folha do Grande Méier” e na revista on-line “Debates Culturais”.
    Em 2009 tornou-se empresária e montou o Jornal Novidades, onde é editora-chefe e apoia os espetáculos de teatro e a cultura de uma forma geral, levando-a a receber: Medalha de “Colaborador e Revelação Cultural do ano de 2011”, pelos relevantes serviços sociais, educacionais e culturais prestados ao país, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Rio de Janeiro; Medalha “Chiquinha Gonzaga”, da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, honraria conferida às personalidades femininas que tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais, no âmbito da União aprovada por unanimidade; em 2012 a Moção de Aplausos e Congratulações da Literarte, por sua participação e grande contribuição no crescimento e valorização das artes em geral; em 2013: Medalha de Mérito Cultural “Acadêmico Austregésilo de Athayde”, como reconhecimento pelo inestimável apoio e contribuição prestada ao desenvolvimento social, cultural e artístico de nossa cidade, nosso estado e nosso país, da Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP; Medalha “Destaque do Real Gabinete Português da Cultura Internacional SACI/ALAB 2013”, conferida pela Academia de Letras e Artes Buziana, na II Semana de Artes e Culturas Internacionais; Diploma e Medalha de Reconhecimento de Mérito do Museu Maria da Fontinha/Portugal, pelos relevantes serviços prestados à cultura.
    O primeiro concurso de poesia que participou foi em 2007, concorrendo com três poesias e classificando as três, pela 80 Produções Cinematográficas, obras que estão no livro “50 Melhores Poesias de 2007”.  O concurso lhe deu projeção e a partir daí suas poesias invadiram a Internet e estão publicados em vários sites e blogs. Seus poemas e prosas poéticas emocionam os ouvintes da Rádio Livre, Rádio Popular, Rádio Bandeirantes, Rádio Metropolitana, Rádio Boas Novas, entre outras, nas vozes de radialistas consagrados.
    Em 2011 participou do concurso de poesia do I Encontro de Artes e Poesias do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, recebendo Medalha de Ouro de Melhor Poesia e Troféu de Melhor Obra do Salão. Em 2013: Medalha de Ouro, na categoria Literatura, no IV Salão de Artes Plásticas e Literatura ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais e Museu Naval; participou com três poesias na Exposição Comemorativa dos 170 anos da cidade de Petrópolis, realizada no Centro de Cultura Raul Leoni; Medalha Homenagem Especial, na categoria Literatura, no IV Salão de Artes Plásticas ABD e Biblioteca do Exército, realizado no Palácio Duque de Caxias; Medalha de “Melhores do Ano de 2012”, na categoria Poesia Moderna, no Congresso Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil do Rio de Janeiro/RJ;  Troféu na categoria Literatura do I Salão de Artes Plásticas ABD e ABL – Academia de Letras e Artes Buziana; Medalha Homenagem Especial, na categoria Poesia, no VI Salão de Artes Plásticas ABD e Espaço Cultural Palacete Laguna; Medalha de Prata com a Poesia “Meus Governantes” pela ZMF Editora e Promoções Culturais no Projeto e Concurso “Escritores Brasileiros” que deu origem a Antologia homônima.
    Com um trabalho Artístico e Acadêmico consagrados, em 2011 tomou posse como Membro Efetivo de Letras da Academia de Letras e Artes Paranapuã – ALAP, onde ocupa a cadeira número oito, tendo como patrono o escritor brasileiro Érico Veríssimo; em 2012 tomou posse como Membro Correspondente da Academia de Letras e Artes Buziana – ALAB e Membro Correspondente da Academia de Letras y Artes de Valparaiso – Chile – ALAV.
    Solange Diniz recebeu ainda inúmeras Moções de Congratulações e Aplausos da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, todas aprovadas por unanimidade.Também coleciona inúmeros diplomas de “Amigo da Cultura”, “Promoteur das Artes Plásticas” e Participações especiais em eventos culturais.
Seus textos foram publicados em várias coletâneas literárias, entre elas: “Tributo a Pablo Neruda”, “A Arte de Ser Mulher – Poesia Feminina”, “Escritores Brasileiros”.
sem-titulo
Solange Diniz – Editora – MTB 25.344 RJ
novidades@jornalnovidades.com.br
(21)3123.5555 | (21)3047.6117
(21)3073.4736 | (21)99846.5975

facebook_like_buttonFacebook: Jornal Novidades