Janeiro | 2020 | Ano XI – Edição 127 – Prevenção de Demências e Doenças do Cérebro

Prevenção de Demências e Doenças do Cérebro

Thiago COLOR

Movimentar-se é inerente ao ser humano, afinal possuímos cerca de 600 músculos e 206 ossos, que precisam ser estimulados e usados. Em apenas um pé contamos 26 ossos, ou seja, haja articulação para nos permitir boa locomoção e sustentação do corpo no espaço. Imagina se ainda fossemos observar nosso sistema sanguíneo, poderíamos dar uma volta e meia no globo terrestre, em razão da distância que se encontra dentro de nós, a partir das veias e artérias; e quanto ao sistema nervoso, sendo aproximadamente 86 bilhões de neurônios!

O cérebro do adulto costuma pesar 1,5 kg em média, com 150 ml de líquido protetor, chamado líquido encefálico, protegendo o órgão contra pancadas, atritos e mudanças bruscas de postura, porque ao ocorrer impacto contra o crânio, o cérebro permanece boiando e a pressão interna é dissipada. Além disso, muitas substâncias importantes para seu bom funcionamento ficam nesse ambiente aquático, sendo usadas quando necessário.

Por falar nisso, praticar atividade física sob orientação do profissional de Educação Física pode potencializar resultados expressivos em relação à prevenção e tratamento de demências, doenças cerebrais e psiquiátricas. Com movimentos corporais é possível haver a angiogênese, que é a criação de veias novas, no caso aqui, o cérebro, possibilitando novos caminhos para o sangue ao levar mais nutrientes e retirar toxinas presentes na região. Assim, ajuda-se a evitar acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma e infarte, assim como promoção de oxigenação cerebral e liberação de substâncias benéficas à memória, raciocínio, intelecto, linguagem, atenção, concentração, noção viso-espacial, modulação do humor e personalidade.

Já está comprovado que exercícios físicos proporcionam a neuroplasticidade, que significa uma maior criação de neurônios, mesmo em idades avançadas. Também ocorre a sinaptogênese, ou seja, um número crescente de conexões nervosas (sinapses), acarretando num melhor funcionamento do sistema nervoso, principalmente do cérebro e estruturas próximas, como cerebelo (região do equilíbrio e postura), tronco cerebral (área de comando central) e medula espinhal (se encontra dentro das vértebras da coluna).

EXERCÍCIOS PARA UM CÉREBRO SAUDÁVEL!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
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