Janeiro | 2018 | Ano IX – Edição 103 – Hospital Pasteur realiza palestra gratuita sobre pneumonia e vacinação em idosos

Hospital Pasteur realiza palestra gratuita sobre pneumonia e vacinação em idosos

Médico da instituição alerta que os sintomas da pneumonia nos idosos são diferentes, demandando atenção da família

pasteur

No próximo dia 27 de janeiro, o Hospital Pasteur realizará o primeiro encontro do ano do seu Programa de Atenção Total aos Idosos. Com o tema Pneumonia nos Idosos e a Importância da Vacinação, a palestra gratuita visa alcançar todos aqueles que precisam de orientação quanto aos cuidados na terceira idade, seja o próprio paciente, seja seus familiares e cuidadores.

A pneumonia é uma das principais causas de internação de idosos. Motivada por vírus, fungos ou bactérias, a doença respiratória provoca tosse intensa com secreção, febre, falta de ar e dor no peito. Mas, de acordo com Thiago Bicalho, geriatra do Hospital Pasteur, ao contrário do que ocorre nos adultos mais jovens, a pneumonia nos idosos frequentemente não apresenta febre e os sintomas respiratórios podem ser brandos. “A tosse, quando presente, é habitualmente seca. Mas o mais comum nos idosos é a alteração de comportamento. O paciente pode ficar desorientado em relação ao tempo e ao espaço, pode ter alucinações e desenvolver um discurso incoerente, recusando a alimentação e sofrendo uma deterioração do estado geral, com intensa prostração”, explica o médico.

Outro tema da palestra, a vacinação na terceira idade está amplamente associada à redução de diversas doenças. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda, a partir dos 60 anos, vacinas para a prevenção de doenças como gripe, pneumonia, herpes-zóster, difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite.

Thiago Bicalho destaca que o Pasteur investe há dois anos na instrução da população local por meio de palestras sobre saúde. No âmbito da geriatria, já foram realizados encontros mensais que abordaram temas como: depressão no paciente idoso, doença de Alzheimer, longevidade saudável e os principais desafios do envelhecimento – o que engloba a dor crônica, a incontinência urinária e o esquecimento. “Nossa proposta é instruir não só o idoso, mas também todos os que estão envolvidos no seu cuidado. Nesta edição, pretendo esclarecer um pouco mais o tratamento da pneumonia, abordando também o uso racional de antibióticos. Também explicarei os tipos de vacina mais indicados nessa fase da vida e a função da vacinação”, complementa o geriatra.

A palestra será realizada às 10h, no auditório do Hospital Pasteur (mezanino 1), localizado na Av. Amaro Cavalcante, 495, no Méier. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2104-4411.

Hospital Pasteur 
Av. Amaro Cavalcanti, 495 – Méier
Tel.: (21) 2104-4400
www.hospitalpasteur.com.br 

Foto: Ubirajara Chaves
Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Pasteur

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>