Janeiro | 2018 | Ano IX – Edição 103 – A Enfermagem é a essência do Cuidar

A Enfermagem é a essência do Cuidar

enfermagem

É um prazer inaugurar essa coluna, onde pretendo compartilhar com os leitores do Jornal Novidades, um pouco do que adquiri de conhecimento ao longo de uma carreira de mais de 20 anos.

Chamo-me Rosemary Bacellar, Enfermeira com pós-graduação em Enfermagem Dermatológica. Trabalhando com Feridas há mais de 15 anos, entre capacitações e atualizações espero poder ajudar esclarecendo algumas dúvidas.

Dentre os maiores valores na assistência prestada pela Enfermagem está o cuidado com a pele.

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, tem importantes funções na manutenção da vida como a proteção contra traumas, invasão de germes, regulação da temperatura, manutenção dos órgãos internos, sendo responsável também pela sensibilidade. Sendo assim, necessita estar sempre bem limpa, hidratada e nutrida com irrigação sanguínea suficiente.

A escolha do produto para higienizar a pele deverá considerar a manutenção do seu ph, com sua acidez protetora. Quando, por algum infortúnio, nos vemos totalmente imóveis em uma cama, pressionamos o corpo contra ela através das proeminências ósseas, interrompendo essa irrigação. Inicialmente a lesão aparece como uma discreta vermelhidão. Por isso, que o mais importante é já nessa fase iniciar a alternância de lado, a cada duas horas, e aplicação de um creme barreira.

Como recursos adicionais são indicados o uso de aliviadores de pressão, coxim, almofadas e colchões especiais. Em estágios mais avançados percebemos coloração escura e crosta rígida, indicando a necrose (pele morta), que popularmente é conhecida como “ESCARA”.

A Escara é uma lesão crônica de difícil tratamento que requer múltiplos fatores, tanto intrínsecos quanto extrínsecos para que se consiga regenerar a pele totalmente e se finalize o PROCESSO CICATRICIAL. Quanto mais avançado o estágio da lesão, maior será a profundidade de acometimento e mais difícil sua recuperação. A prevenção será sempre a melhor opção.

Em caso de dúvidas contatos através do e-mail: curativosnomeier@gmail.com.

Contribua com sugestões de temas para essa coluna.

Até o próximo mês, abraços!

Rosemary Bacellar
Enfermeira – COREN 47.279 RJ
Consultório: 21 2084-1933

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>