Janeiro | 2017 | Ano VIII – Edição 91 – COMO OBTER UMA BOA RESPIRAÇÃO

COMO OBTER UMA BOA RESPIRAÇÃO

pao com ovoSomos seres vivos, daí a importância da respiração em nossas vidas, mas mesmo assim muitas pessoas deixam de
aproveitá-la apropriadamente. Sim, é verdade! Por exemplo, pare por um instante e observe seu tórax: ele está se movimentando com amplitude ou com limitação, bem curtinho? Talvez dê para você compreender se o fluxo respiratório se encontra correto, sem bloqueios (enrijecimentos) musculares, ou seja, permitindo ao ar que entre pelas narinas e boca até os pulmões.

Para começar, torna-se vital explicar que dois fatores desencadeiam um freio, uma dificuldade contra o fluxo respiratório saudável. A ansiedade e o estresse podem impedir a corrente livre de ar pelo organismo, pela inspiração se tornar breve ou bloqueada, o que diminui o nível de oxigênio absorvido. Somando-se a isso, tem o fato do nível de gás carbônico permanecer elevado na circulação sanguínea pela manutenção do ar preso (apneia). Assim, é reduzida a capacidade imunológica, propiciando o aparecimento de doenças, além das quedas de rendimento físico, emocional, social e cognitivo, principalmente da memória.

Sentir o prazer de uma respiração calma e profunda seria a última fatia do bolo no quesito saúde, quer dizer, o desempenho de todo o corpo melhoraria, dando mais vitalidade. Outros benefícios são as reduções do pensamento
acelerado, da confusão mental e da sensação de desânimo, afinal nosso corpo humano precisa de oxigênio para manter as funções psicológicas e corporais em pleno funcionamento.

O excesso de gás carbônico prejudica o rendimento de todo o organismo.  A reaprendizagem respiratória mostra-se importante para o ser humano, possibilitando a percepção do próprio corpo, tomando consciência de que o tórax e as costelas não precisam ser inflados para cima, mas sim para frente e lados, com o abdômen sendo levado para frente, como se estivéssemos enchendo um balão de festa. Dessa forma, o músculo chamado diafragma fica livre para auxiliar na respiração, não fi cando pressionado contra o tronco. Daí o ar flui com muito mais eficiência!

O trabalho de reeducação respiratória necessita de um processo multiprofissional, a partir de exercícios físicos, fisioterapia e terapia com psicólogo. Em certos casos necessita-se de uma intervenção médica para auxiliar no resgate de uma boa respiração. Qualquer dúvida, estou à disposição nos contatos abaixo.

RESPIRE BEM PARA VIVER MELHOR!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Profissional de Educação Física
Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Doenças degenerativas/psiquiátricas/Demências
Autismo/Síndrome de Down/Cadeirante
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
whatsapp-logo-icone-1 99522.8671 (Vivo)
facebook:thiagosoarespersonal
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>