Janeiro | 2018 | Ano IX – Edição 103 – Ciclo Menstrual x Exercícios Físicos (Parte 1)

Ciclo Menstrual x Exercícios Físicos (Parte 1)

O ciclo menstrual possui três fases de duração, de vinte e oito dias, variando para mais ou menos, conforme cada pessoa. Inicia-se pela fase folicular (pré-ovulação), durante o 1º e 7º dia, desde a menstruação até a introdução da fase ovulatória. Nesse período ocorre o desenvolvimento e crescimento da camada protetora que reveste o óvulo, chamada folículo – pense numa amêndoa, em que a parte externa seja o folículo e o caroço o óvulo.

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Esse mecanismo acontece devido à liberação de uma substância pela hipófise (glândula perto do cérebro) que produz o hormônio folículo estimulante (FSH), capaz de comandar o amadurecimento ovulativo, dando a forma exterior da “amêndoa”. Junto a isso, o útero também fabrica níveis graduais de estrogênio, um hormônio que favorece o começo do espessamento do endométrio (região que forra o interior do útero), preparando conforto a um futuro embrião.

Assim, destaca-se que nessa fase, desde o 1º até o 3º dia o nível de estrogênio está baixo ainda, reduzindo força muscular e capacidade cardiorrespiratória, mas a partir disso, com a elevação gradual desse hormônio, a mulher se fortifica e seus músculos tornam-se capazes de se superar em até 70%. Daí esportes de velocidade e força (100 metros rasos e musculação) são potencializados, no entanto, o rendimento de longa duração (maratona) diminui pelo baixo nível de progesterona (hormônio comparado ao androgênio, do homem).

A fase seguinte é a ovulativa, do 8º ao 14º dia, momento em que os óvulos já estão em processo final de maturação. Agora é a vez do nível de progesterona começar a subir, dando continuidade no espessamento do endométrio em larga escala. O estrogênio diminui e consequentemente reduz a força muscular, sendo o oposto da fase anterior, em que dessa vez o desempenho de esportes de longa duração aumenta. Perde-se também a coordenação motora e o equilíbrio, devido a diversas alterações hormonais, o que aumenta o risco de lesões, fato muito comum em atletas de alto rendimento ou pessoas que se exercitam em esportes como futebol, vôlei, basquetebol e inclusive a corrida.

Na continuação da série mês que vem, irei abordar a próxima fase do ciclo menstrual, chamada de fase lútea, que acompanha posteriormente a famosa TPM. Daí vou lhe ensinar quais exercícios são mais indicados ou contraindicados.

Não perca!

LIDE BEM COM SEUS HORMÔNIOS FEMININOS

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Profissional de Educação Física

Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Doenças degenerativas/psiquiátricas/Demências
Autismo/Síndrome de Down/Cadeirante
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
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