Janeiro |2016 | Ano VII – Edição 79 – Especialista do Hospital Pasteur dá dicas sobre a importância do checkup anual

Especialista do Hospital Pasteur dá dicas sobre a importância do checkup anual

Dr. Roberto Calheiros

Dr. Roberto Calheiros

O primeiro mês do ano, em que muitos tiram merecidas férias, pode ser uma boa oportunidade para a realização de uma bateria de exames. A iniciativa, como aponta o cardiologista e diretor do Hospital Pasteur, Roberto Calheiros, aumenta a procura por consultas e exames laboratoriais nessa época.

“Exames como hemograma completo, glicemia, triglicérides, colesterol, ácido úrico e eletrocardiograma auxiliam o diagnóstico de doenças ainda em fase inicial. Eles fazem parte da lista das análises recomendadas anualmente para as pessoas acima dos 35 anos”, informa Calheiros.

           O médico e gestor da instituição aconselha reservar um tempo nas férias para se consultar com clinico geral e realizar os exames que estavam pendentes na agenda. “Após a avaliação criteriosa dos resultados, será possível constatar com um clinico geral e realizar os exames que estavam pendentes na agenda”. “Após a avaliação criteriosa dos resultados, será possível constatar se há necessidade de tratamentos direcionados e sugerir mudanças, respeitando as características de cada paciente”, enfatiza.

           De acordo com o especialista, os pacientes não devem enxergar os exames apenas como procedimentos de rotina. Eles são parte importante para entender as indicações médicas, que podem passar por mudança de hábitos alimentares, iniciação de prática de exercícios ou, se necessário, uso regular de medicamentos.

           Atualmente, os exames são direcionados, conforme o detalhamento de saúde e o histórico familiar de cada paciente. Sendo assim, é importante que as pessoas falem se já possuem alguma doença e se existem casos de problemas com parentes de primeiro grau (pais e irmãos). Abaixo, especialista indica uma lista de procedimentos que poderão ajudar na investigação anual de rotina:

Teste ergométrico: recomendado para averiguar alterações no ritmo cardíaco durante o esforço físico, relacionando à doença arterial coronariana e angina (dor no peito):

Econdopplercardiograma: trata-se de uma ultrassonografia do coração que diagnóstica alterações com a hipertensão arterial, doenças cardíacas e miocardiopatias (músculos cardíaco), além de disfunções nas válvulas do coração, por exemplo:

Papanicolau: recomendado para prevenir o câncer do colo de útero, deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos de idade. Espacialmente após os 30 anos, o ginecologista também poderá solicitar a ultrassonografia transvaginal, devido a maior frequência de miomas e outras enfermidades relacionadas ao útero e ao ovários.

Exame de PSA: indicado para auxiliar o diagnóstico precoce do câncer de próstata, leva em conta informações clinicas, idade, tamanho da próstata e fatores hereditários e genéticos, por exemplo;

Exame de colesterol: contribuiu para a preservação do infarto do miocárdio. Atualmente, as doenças do coração matam cerca de 300 mil pessoas a cada ano, o que significa que um óbito ocorre a cada dois minutos no país, como aponta o Ministério da Saúde.

Perfil Lipídico: indicado par prevenir a arteriosclerose, que é a doença degenerativa da artéria causada pela destruição das fibras musculares que a constituem levando a um endurecimento da parede arterial. Em geral, são fatores de risco a hipertensão arterial e o aumento da idade;

Exame de glicemia: as taxas de açúcar no sangue indicam problemas relacionados ao diabetes – melhor administrado quando diagnosticado de modo precoce;

Dosagem do TSH para verificação da glândula tireoide: indicada para detectar precocemente o hipotireoidismo.

Eletrocardiograma: em geral, é usado para analisar o ritmo do coração e a contagem de batimentos por minuto. O resultado permite ao medico identificar arritmias cardíacas, além de distúrbios na condução elétrica do órgão em repouso. Dependendo do histórico familiar de cada individuo, serão necessários exames complementares.

Hospital Pasteur
Av. Amaro Cavalcanti, 495 – Méier
Tel.: (21) 2104-4400
www.hospitalpasteur.com.br 

Foto: Ubirajara Chaves
Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Pasteur

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>