Janeiro |2016 | Ano VII – Edição 79 – O Impacto dos Sentimentos em Nosso Corpo

FotoColunista_ThiagoSoaresVivaBemO Impacto dos Sentimentos em Nosso Corpo

Dando continuidade na série “temas psicológicos na educação física”, iniciada em novembro de 2014, em que foi ressaltada a importância do autoconhecimento corporal na Psicoterapia, torna-se necessário explicar como a personalidade e os sentimentos podem interferir na postura, movimentação corporal e surgimento de doenças ou desordens motoras. Nesse texto, é descrito o caso de uma pessoa, que por diversas razões está com hérnia de disco na região lombar – para facilitar a leitura, escolheu-se um nome fictício de Ana.

A fim de conhecer mais sobre seu corpo e limitações, Ana considera relevante identificar detalhes em seu organismo que acredita poder mudar pra melhor, conforme for se conhecendo e obtendo maturidade emocional. Ela resolve começar a se analisar, refletir e tomar conhecimento de seus profundos sentimentos – daí o valor do profissional da Psicologia nesse processo.

Ana se sente pressionada e angustiada; é insegura e muito tensa, por isso, foi se postando rígida para os acontecimentos da vida, não percebemos que assim, também ia se enrijecendo no corpo: seus quadris tornaram-se rígidos, diminuindo a flexibilidade os movimentos naturais do tronco. Todo esse conjunto acarretou numa grande compressão da coluna vertebral, diminuindo o espaço intervertebral, que não suportou mais o peso (fardo), expelindo um pedaço do disco (núcleo), cujo rompeu sua proteção em volta (anel fibroso), formado a hérnia.

Durante as sessões de terapia, Ana, paulatinamente, foi dando conta de que diferentes áreas do seu corpo, como órgãos, músculos, ossos, articulações, além de todo o complexo psíquico (entende-se como mente) comunicam se entre si movimentar. Com isso conseguiu se liberar das tensões musculares e mobilizar mais seu corpo, melhorando suas lombares.

Bom mencionar que outras disfunções podem ocorrer no mesmo quadro de Ana, não apenas uma. Além disso lembro que na continuação da série, dentro do processo psicoterapêutico, a contribuição dos exercícios físicos sob orientação do educador físico torna-se vital, variando conforme seu comportamento psico-corporal.

VIVA BEM, MOBILIZANDO SEUS SENTIMENTOS

 

Thiago Soares – Educador físico – CREF 025751

Especialista em psicossomática contemporânea
Personal Trainner de idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
Criador do método Ginástica KIDS®
Tel.: 99522-8671 | E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com | Facebook: Viva Bem

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>