Março |2016| ano VII edição 81 – Especialista do Hospital Pasteur fala sobre os cuidados com o terçol – Hospital Pasteur

Especialista do Hospital Pasteur fala sobre os cuidados com o terçol
URC_8949-1-1

A época em que as pessoas estão mais expostas ao mar e aos efeitos do vento e da poeira pode contribuir para o aumento de problemas nos olhos. Entre eles, está o hordéolo, mais conhecido como terçol. Waslow Caetano Sylos, oftalmologista do Hospital Pasteur, explica as principais características da doença, bem como as recomendações médicas para lidar cm esse tipo de situação.

Originado da inflamação das glândulas que ficam nas pálpebras, o terçol é causado, em geral, por bactérias que formam um pequeno inchaço na região inferior ou superior dos olhos. O medico explica que, embora seja uma patologia contagiosa e não acarrete graves riscos à visão, alguns cuidados específicos devem ser seguidos: “É importante que os pacientes acometidos pelo terçol façam uso de compressas de agua morna, a cada três horas. A medida vai ajudar a diminuir o inchaço e a vermelhidão no olho atingido. Outra dica é evitar passar as mãos ou pressionar a lesão, tendo em vista que, em geral, o pequeno caroço desaparecerá espontaneamente. Vale ressaltar que em algumas situações, poderá ser necessária uma pequena intervenção cirúrgica”.

Waslow Caetano Sylos explica ainda que os adolescentes estejam bastante sujeitos a ter hordéolos, devido à variação hormonal comum nesse período da vida “O acúmulo de secreção nos cílios, que confere um aspecto semelhante ao da caspa nos cabelos, influencia diretamente a produção de gordura. Nos adolescentes, esse processo tende a ser mais acelerado, tal como o surgimento de espinhas, outra característica dessa faixa etária”, finaliza.

Hospital Pasteur
Av. Amaro Cavalcanti, 495 – Méier
Tel.: (21) 2104-4400
www.hospitalpasteur.com.br 

Foto: Ubirajara Chaves
Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Pasteur

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>