Outubro |2016| ano VII edição 88 – Mantenha a saúde em dia comendo bem

Mantenha a saúde em dia comendo bem

Segundo nutricionista do Hospital Pasteur, é possível prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida adotando hábitos alimentares saudáveis

apresentacao1O Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da qualidade da nutrição. Ainda que informações sobre o tema sejam amplamente divulgadas, um estudo recente da revista científica Lancet apontou que mais de 30 milhões de adultos brasileiros estão obesos. Os números colocam o país entre os que mais preocupam nesse sentido em todo o mundo (está atrás da China e dos Estados Unidos, quando comparado o público masculino; entre as mulheres, fica após a Rússia e a Índia).

A boa notícia é que, segundo Verônica de Souza Lima, nutricionista do Hospital Pasteur, mudanças simples nos hábitos alimentares podem ajudar quem deseja melhorar a qualidade de vida. Confira abaixo as dicas da especialista para melhorar a sua alimentação. Procure fazer suas refeições com calma Ainda que a correria do dia a dia nem sempre permita dedicar um período maior a esse momento, a nutricionista recomenda que a hora da refeição seja de tranquilidade, pois alguns estudos já correlacionam a falta de tempo e de calma como um dos fatores desencadeantes da obesidade. O motivo é que o indivíduo pode ingerir quantidades maiores de alimento sem ter a devida sensação de saciedade. Tente não ingerir líquidos enquanto se alimenta O hábito de ingerir líquido junto com as refeições deve ser evitado, pois isso torna mais lento o processo de digestão.

A recomendação é que se beba água ou sucos naturais 30 minutos antes ou 30 minutos após as refeições. A especialista Segundo nutricionista do Hospital Pasteur, é possível prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida adotando hábitos alimentares saudáveis também orienta que as pessoas bebam cerca de 2 litros de água diariamente, pois a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo humano. Estabeleça uma rotina com relação aos horários das refeições Mantenha um horário fixo para se alimentar diariamente.

Dessa forma, o organismo terá um ritmo estável tanto no nível nutricional quanto no hormonal. Outra recomendação é que as pessoas devem se alimentar a cada três horas. A falta de nutrientes impacta o funcionamento correto do metabolismo, a disposição e pode provocar perda de massa muscular. O maior benefício dessa dica é que os episódios de compulsão alimentar são reduzidos.

Dietas de emagrecimento que recomendam longos períodos sem comer são completamente inadequadas para que se consiga perder peso de maneira saudável e efi caz. Inclua frutas, verduras, legumes e hortaliças no seu cardápio diário Esses alimentos são ricos em fi bras, vitaminas e minerais. A especialista explica que essas escolhas são dadas como certas para quem deseja fazer uma dieta antioxidante, por exemplo.

Além de nutritivos, tais alimentos são fortes protetores das células. Deixe os industrializados de lado As pessoas que comem muitos alimentos industrializados ingerem substâncias químicas que não são reconhecidas pelo organismo. O consumo em quantidade excessiva, inclusive, demanda um trabalho extra do fígado para que os corantes e conservantes sejam neutralizados. Além disso, alguns desses produtos são potencialmente cancerígenos e podem comprometer o sistema imunológico.

Invista nos integrais Os alimentos integrais contêm nutrientes excepcionais para manter os bons níveis de glicemia, como indica a nutricionista. Também contam com fibras que servem de sustento para as bactérias que trazem benefícios ao intestino, auxiliando o controle do colesterol e a saciedade. Logo, quem consome grãos integrais come em menor quantidade, mas de modo bem mais saudável.

Hospital Pasteur
Av. Amaro Cavalcanti, 495 – Méier
Tel.: (21) 2104-4400
www.hospitalpasteur.com.br 

Foto: Ubirajara Chaves
Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Pasteur

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