Setembro |2016| ano VII edição 87 – Mantenha a saúde do seu coração em dia

Mantenha a saúde do seu coração em dia

9-copiaNo mês em que é celebrado o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), os índices de mortalidade por problemas cardiovasculares no país ainda chamam a atenção. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% dos óbitos estão relacionados aos males cardíacos. A boa notícia é que muitos desses problemas podem ser evitados com pequenas mudanças no dia a dia.

Confira abaixo quatro dicas do cardiologista Diogo Sales, do Hospital Pasteur, para manter o seu coração muito mais saudável. Movimente o corpo A primeira orientação do cardiologista está relacionada ao sedentarismo, inimigo da saúde do coração. Para ele, uma boa caminhada pode auxiliar quem pretende começar a praticar exercícios. O médico ressalta que apenas 30 minutos diários são suficientes para fortalecer o coração, reduzindo drasticamente o risco de ataques cardíacos.

Caso a pessoa não goste desse tipo de prática, outra atividade poderá ser recomendada, mas é importante ter a avaliação prévia de um médico e de um profissional de educação física. Alimente-se de forma saudável Consumir alimentos saudáveis é uma excelente opção para quem deseja se cuidar mais e melhor. A dica do especialista é buscar informações nas embalagens dos alimentos que você costuma comprar nos supermercados, além de levar para casa mais Segundo cardiologista do Hospital Pasteur, é possível prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a qualidade de vida adotando medidas simples, frutas, verduras e legumes.

Um prato ‘colorido’ é garantia de uma boa refeição, mas a melhor opção é consultar um nutricionista, que terá como avaliar, exatamente, o que melhor se encaixa na rotina de cada pessoa. Evite o estresse Problemas todo mundo enfrenta. A diferença é como cada indivíduo lida com essas questões. Encarar as adversidades com mais calma é uma boa maneira de cuidar da saúde física e mental. Diogo Sales diz que vários estudos na área comprovam que as pessoas com maiores índices de problemas cardiovasculares são as mais nervosas. Logo, buscar práticas alternativas de relaxamento, como Ioga e Tai Chi Chuan, por exemplo, poderá reduzir os níveis de estresse e ajudar nesse sentido.

Pare de fumar Além da série de problemas que o tabagismo pode acarretar, como os males respiratórios e o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer, o fumante possui cerca de duas vezes mais chances de sofrer um ataque do coração, quando comparado a quem não fuma. Atualmente, existem diversos recursos para que as pessoas deixem o cigarro. Para o cardiologista, o apoio da família, a força de vontade e a busca por auxílio especializado são fundamentais nesse processo.

Hospital Pasteur
Av. Amaro Cavalcanti, 495 – Méier
Tel.: (21) 2104-4400
www.hospitalpasteur.com.br 

Foto: Ubirajara Chaves
Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Pasteur

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>