Janeiro | 2017 | Ano VIII – Edição 91 – Hospital Pasteur conquista duas certificações de excelência e três premiações em 2016

Hospital Pasteur conquista duas certificações de excelência e três premiações em 2016

Instituição encerrou o ano com resultados positivos do trabalho desenvolvido na área assistencial

Dr. Roberto Calheiros

Dr. Roberto Calheiros

O Hospital Pasteur, localizado no bairro do Méier, fechou o ano de 2016 com dois importantes atestados de qualidade. Além da recertificação no nível II da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – a mais importante entidade brasileira certificadora de serviços de saúde –, recebeu uma chancela internacional para se tornar um Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A unidade também se destacou no Projeto Parto Adequado, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ao ganhar, em novembro, três prêmios na primeira fase do trabalho, que visa reduzir o número de cesarianas em todo o país.

A renovação do nível II da ONA, conquistada no mês de dezembro, tem por objetivo promover a implementação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde. Com isso, a unidade garante aos pacientes a utilização de protocolos clínicos nacionais padronizados, o que resulta em maior segurança assistencial.

A instituição pertence a esse nível há três anos Roberto Calheiros, diretor executivo do Hospital Pasteur, diz que as equipes assistenciais e da área de qualidade da instituição traçaram, desde o início do ano, metas em diferentes pontas e que esses reconhecimentos são consequência natural de todo o processo, comprovando o êxito das ações rigorosamente planejadas pela diretoria. “O engajamento do time do hospital nos permitiu maior amadurecimento e aumento da nossa eficiência operacional.

O nosso objetivo é buscar a excelência no cuidado e na segurança do paciente. As certificações evidenciam todo o trabalho realizado ao longo do ano, amparado por metodologias padronizadas e com foco na melhor entrega aos pacientes, familiares e acompanhantes”, comemora. Em novembro, a unidade também foi a primeira da Zona Norte a se tornar um Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, com a chancela da Surgical Review Corporation – respeitada certificadora americana que comprova os altos padrões técnicos de excelência e de melhor desempenho nessa área.

Outra conquista relevante de 2016 é que o Pasteur está entre as cinco instituições privadas selecionadas pela ANS para a segunda etapa do Projeto Parto Adequado. O hospital se destacou ao apresentar aumento nos índices de parto natural, saltando de 30%, em janeiro de 2015, para 51%, em setembro de 2016. A instituição vai disseminar os protocolos de atendimento do projeto para outros 15 hospitais do Rio de Janeiro. “O fato de nos tornarmos multiplicadores para outras instituições comprova que nossa atuação foi vitoriosa nesse trabalho de mudança de cultura em prol do aumento de partos naturais no país”, observa Calheiros.

A ANS também reconheceu os resultados obtidos pela unidade em três outros quesitos: a maior nota na satisfação das equipes (100%); o maior percentual de redução de complicações durante e após o procedimento (64%); e o alcance e a ultrapassagem da meta inicial de 40% de nascimentos por vias naturais, estabelecida pela agência reguladora no início do trabalho.

Hospital Pasteur
Av. Amaro Cavalcanti, 495 – Méier
Tel.: (21) 2104-4400
www.hospitalpasteur.com.br 

Foto: Ubirajara Chaves
Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Pasteur

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>