Março |2016| ano VII edição 81- INVESTIGANDO A AUDIÇÃO DO BEBÊ

Andrea CarielloINVESTIGANDO A AUDIÇÃO DO BEBÊ

Você já ouviu falar no Teste da Orelhinha?

Ouvir é um dos sintomas mais importantes do ser humano. É através da audição que a criança se situa no ambiente, pois é a partir dos sons que a circundam que ela sabe onde e quem está emitindo os sons.

O sentido da audição é fundamental para o desenvolvimento da fala. E, considerando o canal preferencial de aquisição da linguagem. A comunicação é a habilidade que mais diferencia o homem dos demais seres vivos.

O estímulo auditivo se faz necessário desde que o bebê nasce. Dessa forma, quanto antes se diagnosticar problemas de audição e trata-los, melhor para o desenvolvimento da criança. E, por isso, é importante realizar o “teste da orelhinha”. É um teste simples, que tecnicamente se chama “Teste da presença de emissões otoacústicas”. Através dele pode-se saber se o bebê ouve, ainda que nos primeiros dias de vida. É um exame rápido e sem desconforto. E quando necessário é solicitado exames complementares como Audiometria Comportamental para melhor fechamento do diagnóstico.

Então, não perca tempo e leve logo seu bebê para essa experiência auditiva.

Andrea Cariello Rosa
Fonoaudióloga – CRFA 8000- RJ
Tel.: 2595-1312
andreacariello@inttegrare.com.br

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>