Fevereiro | 2020 | Ano XI – Edição 128 – Exercícios Físicos como Processo Terapêutico

Exercícios Físicos como Processo Terapêutico

Visualização da imagem

O profissional de Educação Física é um importante mediador no tratamento terapêutico, ainda mais se for antenado nas características emocionais, comportamentais e corporais do indivíduo. Com um olhar diferenciado, torna-se possível uma avaliação sobre qual modalidade desportiva é indicada para o quadro físico da pessoa, baseada em observação de exames de rotina e perguntas sobre saúde, além de entrar em contato com o estado mental e sentimental dela.

O corpo fala e diz muito sobre a gente, todavia cada ser humano é autêntico e suas manifestações tanto no corpo, como na mente se expressam diferentemente. Por exemplo, se um indivíduo tem baixa autoestima por causa de uma insegurança, pode ser que seu aparato muscular tente protegê-lo de tal “sofrimento” e se enrijeça, para não entrar em contato com esse sentimento. Suas articulações podem se tornar duras demais, para compensar sua instabilidade emocional, deixando-o supostamente com apoio moral necessário; ou muito soltas, sem firmeza, devido estar-se inseguro frente determinada situação nas quais as pernas literalmente “tremem” de medo.

Assim, nesse processo terapêutico, começamos a identificar que nosso corpo é o espelho do que realmente somos. Ele nos revela o que se passa inconscientemente, demostrando e dando significado aos sentimentos, em forma de dores, tensões, rigidez, doença, má postura e falta de fortalecimento físico, não esquecendo de que também podem ser gerados aspectos positivos, como sentir-se com energia renovada, tonificação dos músculos, suavidade respiratória e harmonia dos movimentos, como exemplo, a manutenção de boa postura.

A partir daí, a educação física, por meio da prática de exercícios físicos, se mostra muito eficiente, fornecendo ao ser humano todas as possibilidades de conquistar autoconhecimento corporal e maior interação com seu lado emotivo. Com o tempo, durante observações detalhadas do profissional, surgem questões imprescindíveis na hora de planejar o treinamento físico e mental do cliente, a fim de adequá-lo conforme sua parte física, personalidade e envolvimento emocional.

OBSERVE-SE MAIS A SI MESMO!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
whatsapp-logo-icone-1 99522.8671 (TIM)
facebook:thiagosoarespersonal
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>