Vulvodínia e Vaginismo têm tratamento
O programa Fantástico mostrou no domingo, dia 13 de janeiro/2019, uma reportagem sobre Vulvodínia, uma patologia de difícil diagnóstico que causa queimação e dor na relação sexual ou ao simples toque na região vulvar, o que interfere de forma muito negativa na vida sexual da paciente comprometendo muito sua Qualidade de Vida.
A Vulvodínia é definida como dor crônica específica associada à hipersensibilidade local. Trata-se de uma patologia de causa ainda desconhecida, podendo incluir fatores neurológicos, genéticos, psicológicos ou musculares.
Outra disfunção sexual feminina é o Vaginismo, é uma das principais causas de dor na relação sexual, sendo caracterizado pela contração involuntária dos músculos da vagina, o que dificulta ou até mesmo impede a penetração. O Vaginismo tanto pode ser a causa da dor como pode ser uma consequência da dor já existente durante o sexo.
Muitas mulheres não falam sobre o assunto com seus parceiros e nem mesmo com seu ginecologista, por desinformação ou por vergonha. A grande notícia é que Vulvodínia e Vaginismo têm tratamento que pode diminuir ou eliminar os sintomas, o que permite uma vida sexual normal, resgatando a Qualidade de Vida da mulher. É um tratamento realizado por uma equipe multidisciplinar composta por Ginecologista, Fisioterapeuta Pélvico, Nutricionista e Psicólogo.
A Fisioterapia Pélvica tem papel de grande importância para o sucesso do tratamento, é a especialidade indicada para tratar Disfunções Sexuais como Vulvodínia e Vaginismo entre outras. Através de técnicas para analgesia, relaxamento, massagem perineal, exercícios dos músculos do assoalho pélvico, biofeedback, terapia comportamental.
Se você tem esses sintomas, procure o Fisioterapeuta Pélvico para uma avaliação e início do tratamento o mais breve possível, recuperando sua Saúde e Bem Estar e usufruindo de uma vida sexual saudável, prazerosa e livre de dores. A sexualidade é um fator natural da Vida, tendo um dos papéis mais importantes da existência, influenciando ativamente a nossa Saúde Física e Mental. Não sinta vergonha, sinta prazer.
Drª. Jacyara Peruzzi
Fisioterapia Pélvica e Obstétrica
Rua Dias da Cruz, 421 Sl 504 – Méier
E-mail: jacyperuzzi@gmail.com
Tel.: 21 99393-7913
Leave a Reply