Fevereiro | 2019 | Ano X – Edição 116 – Vulvodínia e Vaginismo têm tratamento

Vulvodínia e Vaginismo têm tratamento

jay

O programa Fantástico mostrou no domingo, dia 13 de janeiro/2019, uma reportagem sobre Vulvodínia, uma patologia de difícil diagnóstico que causa queimação e dor na relação sexual ou ao simples toque na região vulvar, o que interfere de forma muito negativa na vida sexual da paciente comprometendo muito sua Qualidade de Vida.

A Vulvodínia é definida como dor crônica específica associada à hipersensibilidade local. Trata-se de uma patologia de causa ainda desconhecida, podendo incluir fatores neurológicos, genéticos, psicológicos ou musculares.

Outra disfunção sexual feminina é o Vaginismo, é uma das principais causas de dor na relação sexual, sendo caracterizado pela contração involuntária dos músculos da vagina, o que dificulta ou até mesmo impede a penetração. O Vaginismo tanto pode ser a causa da dor como pode ser uma consequência da dor já existente durante o sexo.

Muitas mulheres não falam sobre o assunto com seus parceiros e nem mesmo com seu ginecologista, por desinformação ou por vergonha. A grande notícia é que Vulvodínia e Vaginismo têm tratamento que pode diminuir ou eliminar os sintomas, o que permite uma vida sexual normal, resgatando a Qualidade de Vida da mulher. É um tratamento realizado por uma equipe multidisciplinar composta por Ginecologista, Fisioterapeuta Pélvico, Nutricionista e Psicólogo.

A Fisioterapia Pélvica tem papel de grande importância para o sucesso do tratamento, é a especialidade indicada para tratar Disfunções Sexuais como Vulvodínia e Vaginismo entre outras. Através de técnicas para analgesia, relaxamento, massagem perineal, exercícios dos músculos do assoalho pélvico, biofeedback, terapia comportamental.

Se você tem esses sintomas, procure o Fisioterapeuta Pélvico para uma avaliação e início do tratamento o mais breve possível, recuperando sua Saúde e Bem Estar e usufruindo de uma vida sexual saudável, prazerosa e livre de dores. A sexualidade é um fator natural da Vida, tendo um dos papéis mais importantes da existência, influenciando ativamente a nossa Saúde Física e Mental. Não sinta vergonha, sinta prazer.

Drª. Jacyara Peruzzi
Fisioterapia Pélvica e Obstétrica
Rua Dias da Cruz, 421 Sl 504 – Méier
E-mail: jacyperuzzi@gmail.com
Tel.: 21 99393-7913

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>