Fevereiro | 2019 | Ano X – Edição 116 – Musicoterapia na UFRJ

Musicoterapia na UFRJ

Adriana Pimentel 2

Poucas pessoas sabem que para ser musicoterapeuta é necessário ter uma formação específica, a de Musicoterapia! Isso mesmo! Existe a graduação, formação em nível superior aprovada pelo MEC, em Musicoterapia.

Até 2018 o Conservatório Brasileiro de Música era a única Universidade que oferecia a formação. A primeira turma é de 1972. Temos imensa gratidão e respeito por esta Instituição, pois além de criar e fazer parte da história da Musicoterapia no Brasil, por todo esse tempo foi considerada uma das melhores formações no País.

Porém, com o contínuo reconhecimento da profissão, ampliação de seu campo de atuação e, consequentemente, o aumento da demanda de profissionais qualificados, ficou cada vez mais explícita a necessidade de mais Universidades oferecerem a formação. Assim, é com grande alegria que divulgamos que a UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro inicia em 2019 seu primeiro Curso de Graduação em Musicoterapia.

A UFRJ foi um dos primeiros lugares do País a abrirem as portas para o trabalho em Musicoterapia no campo da Saúde Mental. Várias pesquisas e estudos sérios que serviram à elaboração do arcabouço teórico da Musicoterapia, enquanto disciplina científica foram realizados no IPUB – Instituto de Psiquiatria da UFRJ. A Maternidade Escola da UFRJ foi/é berço de pesquisas sobre Humanização e benefícios da Musicoterapia no ciclo gravídico-puerperal, aleitamento e atendimento a prematuros.

Com toda essa proximidade e a inúmeras Pesquisas realizadas nessa grande Universidade, incluindo a Especialização/Residência em Saúde Mental e os Programas de Mestrado e Doutorado – onde Musicoterapeutas, tiveram a oportunidade de investigarem os efeitos da Musicoterapia em diversos campos e aspectos, como Saúde, Mente, Corpo, Sociedade, entre outros – 2019 inicia-se trazendo essa marca para todos nós Brasileiros.

O Instituto de Psiquiatria, a Maternidade Escola, a Escola de Música da UFRJ, os departamentos de Arte Corporal e Terapia Ocupacional da UFRJ e representantes da Musicoterapia, se uniram para a realização deste sonho. Parabéns a todos que fazem parte desta história, direta e indiretamente! Aos que se dedicam em ler esse artigo, aos que oportunizam a divulgação da profissão, pacientes e seus familiares, amigos, Pesquisadores! Parabéns a todos, pois essa é uma conquista que traz benefícios a toda sociedade!

Musikativa – música transformando vidas!
www.musikativa.com.br

Adriana Pimentel
AMTRJ 478/1

Atendimento com hora marcada.
Tel.:  98717.6021

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>