Fevereiro | 2018 | Ano IX – Edição 104 – Você sabe a diferença entre artigo e matéria?

Você sabe a diferença entre artigo e matéria?

15178282_1106618389455229_5749968354775782936_n

É com muita alegria que compartilho com todos os leitores do Jornal Novidades nossos nove anos de sucesso, no Méier e Grande Méier, que há alguns anos é o único tabloide da região. O Jornal Novidades conquistou o seu espaço, conquistou os leitores.

Ao longo dos anos presenciamos muitos jornais e revistas circularem pelo bairro e sumirem. Acreditamos que a receita do sucesso do nosso Novidades é a transparência, profissionais qualificados e credibilidade com todos os nossos clientes, leitores, parceiros. Temos anunciantes desde a primeira edição do Jornal Novidades, que podem atestar o nosso profissionalismo e ética. Só conseguimos chegar até aqui porque pudemos contar com a sua participação para levar aos leitores informações precisas com seriedade, ética, responsabilidade e compromisso com a verdade.

Recentemente, presenciamos mais um veículo de comunicação, levando o leitor a confundir um artigo com uma matéria. É complicado um veículo de comunicação que não sabe nem a diferença entre matéria e artigo, e os leitores e principalmente os clientes embarcam nesta falácia. Por este e outros motivos, tantos jornais e revistas que circularam pelo bairro sumiram. Mas, vou aproveitar aqui o nosso espaço mensal para esclarecer muito resumidamente o que é matéria e o que é artigo para que nossos leitores não caiam mais nesta.

Artigo – é um texto opinativo e assinado por quem o escreveu. Pode vir com referências bibliográficas, resultados de pesquisas científicas etc. No Jornal Novidades temos vários profissionais que escrevem artigos: Dr. Thiago Bicalho, Dr. Andrew Marinho, Thiago Soares, Andrea Cariello, entre outros. São textos escritos por eles, sobre suas áreas de atuação, assinados por eles. Nestes casos os textos publicados são artigos da área de saúde.

Matéria – ao contrário do artigo, a matéria é produzida por um profissional jornalista, que deverá apurar, checar as informações sobre um determinado assunto, entrevistar etc. A matéria é assinada pelo jornalista, que responde com seu registro profissional pelo conteúdo publicado. As falas do entrevistado são apresentadas entre aspas. Como exemplo, nesta edição do Jornal Novidades, a estagiária de Jornalismo, Sofia Teixeira, entrevistou a terapeuta Carla Marques e produziu uma matéria, que passou pela revisão e avaliação do editor, que responde por tudo que é publicado no jornal. Esta matéria também contou com o trabalho de um fotógrafo.

Assim, a equipe do Jornal Novidades através de seus profissionais competentes e formados em suas áreas de atuação jamais cometeria tal erro de chamar artigo de matéria. Publicamos, mensalmente, ao longo destes quase dez anos assuntos sobre o nosso bairro e os mais variados temas de interesse da população do Grande Méier. Abaixo relacionamos de forma ilustrativa algumas matérias publicadas no Jornal Novidades. Todas as entrevistas produzidas por jornalistas.

O Jornal Novidades vem se destacando há alguns anos na área de saúde. Profissionais de excelência levam informações e orientam nossos leitores sobre os mais variados temas e cada vez mais anunciantes da área de saúde agregam valor ao nosso Jornal Novidades.

Aproveito para convidá-los para curtir a nossa página no Facebook, onde publicamos, além de todo conteúdo da edição impressa, outras informações em tempo real. No nosso site você poderá ler edições anteriores, acompanhar nossos colunistas etc.

Site: www.jornalnovidades.com.br

www.facebook.com/jornal.novidades

Solange Diniz é Jornalista, escritora e poetisa.
Autora do Livro ‘‘Palavras do Coração’’,
obra que deu origem ao espetáculo de teatro ‘‘Desalinhos do Amor’’.
Membro de Academias de letras e Artes do Brasil e do Exterior

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>