Fevereiro | 2018 | Ano IX – Edição 104 – Será que posso usar lentes de contato?

Será que posso usar lentes de contato?

lentes

As lentes de contato mais comuns são as gelatinosas. São extremamente confortáveis e fáceis de usar. Duas são as principais características de lentes contato gelatinosas: a facilidade com que o oxigênio passa pela lente de contato até a córnea e a propriedade de manter a lente úmida.

O mais importante para o uso das lentes de contato é a disciplina. Fazer a limpeza com material correto, respeitar o tempo de uso, realizar as trocas programadas e utilizar colírios lubrificantes são as principais leis que devem ser obedecidas pelo usuário de lente de contato.

Não existe idade mínima para inicio do uso das lentes. Crianças, adolescentes e até bebês podem usar o método. Contudo é fundamental que demonstrem principalmente disciplina e responsabilidade para poder usar as lentes de contato. No caso de bebês o bom entendimento dos pais.

A primeira regra para o uso das lentes de contato é ter um óculos, para que em qualquer emergência o paciente retire as lentes, coloque os óculos e vá ao oftalmologista.

É proibido dormir de lente de contato. Apesar de alguns modelos de lentes permitirem boa passagem de oxigênio, quando dormirmos (obviamente de olhos fechados) oxigenamos menos a córnea e lubrificamos menos os olhos. Muitas das vezes a lentes pode ficar grudada nos olhos. Períodos longos sem boa oxigenação e lubrificação podem causar feridas (úlceras) graves e muita das vezes causando cegueira.

A limpeza das lentes deve ser feita todos os dias, mesmo não utilizando as lentes, com solução de limpeza adequada. A solução não deve ser pingada nos olhos. Apesar de alguns frascos parecerem com colírio eles são feitos desta forma para facilitar o transporte e nunca para usar no olho. Nunca use água da bica para limpar as lentes. Existem microorganismos extremamente perigosos que não morrem nem com o uso de cloro na água. Bactérias e fungos também podem estar presentes. O uso de lubrificantes ajuda tanto na adaptação quanto no uso confortável durante o dia. Os melhores são os sem conservantes, mas outras apresentações com conservantes podem ser usadas de forma controlada. A única modalidade de lente de contato que não segue essas regras são as lentes de contato terapêuticas que têm outra finalidade.

A mensagem para quem quer usar ou usa as lentes de contato é: tenha um óculos de SOS, nunca durma de lentes, utilize a solução de limpeza todos os dias NA LENTE, use lubrificantes regularmente e realize a troca programada das lentes.

Dr. Andrew Alves Marinho
Oftalmologia
CRM: 52 97566-4

 

ESPECIALIDADES: Clinica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia, Mastologia, Proctologia, Cardiologia, Cirurgia Vascular e Angiologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psicologia, Neurologia, Neurocirurgia, Oftalmologia.

CuidarVC
Tel.: 3627.4450
www.cuidar.vc
facebook.com/ClinicaCuidarvc
Rua Medina, 127, salas 102/103 – Méier

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>