Fevereiro | 2018 | Ano IX – Edição 104 – O que levar em conta na hora de escolher um vinho?

O que levar em conta na hora de escolher um vinho?

emporio

Nem sempre é fácil escolher um bom vinho, principalmente para aqueles que estão iniciando nesse universo. O medo de comprar algo que não lhe agrade, faz com que muitas pessoas acabem desistindo da compra.

emporio2

Existem dezenas de variedades de uvas utilizadas para elaboração de vinhos em todo o mundo, cada uma trazendo características específicas ao vinho como coloração, frescor, acidez, doçura e taninos. Além da variedade da uva, outros fatores influenciam diretamente na qualidade e no preço de um vinho; o “terroir”, ou seja, as características do local onde ela é cultivada (clima, tempo, tipo de solo; a inclinação e insolação do terreno); o cuidado com a videira e seu rendimento; o tipo da colheita (manual ou mecanizada); a vinificação e a maturação do vinho.

A primeira coisa que devemos levar em conta na escolha do vinho é a ocasião, será uma comemoração especial, um encontro informal de amigos ou apenas para relaxar ao final do dia? Tendo isso em mente, o próximo passo é procurar uma importadora ou loja especializada em vinhos, onde os vendedores terão condições de lhe ajudar na melhor escolha do vinho, além de você ter certeza que os vinhos estarão armazenados de forma correta. O preço do vinho também nos dá uma dica de sua qualidade, dificilmente um vinho muito barato será de boa qualidade, mas a partir de cinquenta reais você já encontra excelentes vinhos.

Os selos de classificação nos rótulos dos vinhos também nos ajudam a identificar vinhos de qualidades superiores, nos vinhos portugueses as designações VQRD/DOC (Vinho de Qualidade de Região Determinada/Denominação de Origem Controlada), nos espanhóis DO/DOCa (Denominación de Origen/Denominación de Origen Calificada), nos italianos IGT/DOC/DOCG(Indicazione Geografica Tí- pica/Denominazione di Origine Controllata/ Denominacione di Origine Controllata e Garantita) e nos vinhos franceses consta o AOC (Appellation d’Origine Contrôlée).

Essas são apenas algumas dicas para ajudá-lo na escolha de um bom vinho, mas o principal é experimentar e descobrir o que realmente agrada seu paladar, procure tomar notas dos vinhos que gostar, não só o nome mas a casta e a região, pois se não encontrar o vinho que procura, poderá achar um com características similares e principalmente não tenha medo de errar, pois “É errando que se aprende”!

Saúde!

Marcio Lima
Sommelier – Proprietário do Empório Encanto Gourmet 
marcioqal@globo.com
Tel.: 3556-3604
Shopping do Méier – R. Dias da Cruz, 255
1º piso – Méier

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>