Fevereiro | 2018 | Ano IX – Edição 104 – Conversando sobre a Musicoterapia

Conversando sobre a Musicoterapia

Adriana Pimentel 2

Separamos para esse mês uma coletânea de perguntas simples, que frequentemente são feitas pelas pessoas que querem conhecer um pouco mais sobre a Musicoterapia. Será que você se identifica com alguma delas?

O que é Musicoterapia?

De forma simples, a Musicoterapia é a utilização profissional da música para fins terapêuticos, é uma consequência da descoberta científica dos benefícios da música na saúde humana. Para ver a definição completa acesse: www.musictherapyworld.net.

Como é uma sessão de Musicoterapia?

A Musicoterapia se difere de outras atividades pelo fato de utilizarmos a experiência musical como ferramenta principal do trabalho. Tocamos instrumentos musicais, cantamos, compomos, improvisamos músicas e sons dentro de um contexto terapêutico, oferecendo assistência não só à saúde física, mas também à saúde mental, acessando emoções que estão diretamente relacionadas aos estados de saúde.

É preciso saber tocar ou conhecer a teoria musical para se beneficiar da Musicoterapia?

Não. A estética em Musicoterapia é diferente da estética em música. O objetivo da música na Musicoterapia é permear o processo terapêutico. A aprendizagem musical, só é utilizada se for avaliado que ela poderá favorecer a terapia.

Quem está indicado a fazer Musicoterapia?

A Musicoterapia não tem uma clientela fechada. Qualquer pessoa pode se beneficiar! Porém, alguns casos precisam de maior cuidado, e, por isso, todos passam por uma avaliação inicial. Em geral pessoas com alto nível de estresse, déficits cognitivos; espectro autista; Alzheimer; distúrbios de aprendizagem e quadros que apresentam prejuízo na fala.

A Musicoterapia atua em empresas?

Sim. A musicoterapia pode fazer intervenções pontuais ou contínuas, desenvolvendo e estimulando a liderança, a comunicação, o relacionamento e promovendo a saúde dos participantes.

Quem está habilitado a trabalhar com Musicoterapia?

Somente o musicoterapeuta está apto a esta função. Profissional com diploma de nível superior em Musicoterapia, reconhecido pelo MEC. Cuidado! Algumas pessoas que conhecem música, ou fazem formação ampla de alguma área na ciência que inclua arte, erroneamente sentem-se capazes de exercer a Musicoterapia. Porém, algumas músicas trazem desconforto para determinadas patologias, outros sons irritam o sistema nervoso trazendo malefícios à saúde, determinados ritmos e densidade sonora podem alterar o tônus muscular inadequadamente, outros podem reforçar uma estereotipia. A Musicoterapia não trabalha apenas o lado lúdico e emocional! A Musicoterapia é uma disciplina científica com efeitos comprovados por várias pesquisas mundiais!

Fique atento e exija o diploma!

Musikativa – música transformando vidas!
www.musikativa.com.br

Adriana Pimentel
AMTRJ 478/1

Atendimento com hora marcada.
Tel.:  98717.6021

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>