Fevereiro | 2018 | Ano IX – Edição 104 – Ações para o autocuidado no portador de DIABETES MELLITUS

Ações para o autocuidado no portador de DIABETES MELLITUS

diabete

A especialidade de Enfermagem em Dermatologia atua também no cuidado com os pés, através de ações de prevenção e estímulo ao autocuidado visando também evitar micose nas unhas (onicomicoses) ou inflamações/ infecções causadas pelas famosas “catucadas” no cantinho dos dedos dos pés, as famosas unhas encravadas. Lesões como essas se não forem bem conduzidas podem levar à sequelas irreversíveis, como as amputações.

Tudo começa com uma vermelhidão, desconforto e dor, muita das vezes impedindo o uso de calçados, em seguida coleção de pus. No caso do paciente diabético, a resposta é mais difícil, pois além de alterações de sensibilidade, existem alterações dos vasos que irrigam a periferia, dificultando a defesa do organismo e cicatrização da ferida.

Orientamos sempre buscar profissionais especializados, onde o corte da unha deve ser reto e nunca rente ao sabugo e o uso de lixas ou raladores macios. Para os pés ressecados recomendamos após o banho, secar bem e nunca utilizar creme entre os dedos, pois favorece o aumento da umidade e consequentemente, o surgimento das micoses. Para os pés e pernas é recomendado o uso hidratante à base de ureia.

Outro fator importante é a escolha do calçado adequado, estes devem ser macios, de preferência folgados e sem costuras em seu interior. E no caso de já haver alguma deformidade nos pés como joanetes, devem ser feitos sob medida.

Lembre-se que o conforto deverá prevalecer sempre e a prevenção será sempre a melhor opção.

Em caso de dúvidas contatos através do e-mail: curativosnomeier@gmail.com

Contribua com sugestões de temas para essa coluna.

Até o próximo mês, abraços!

Rosemary Bacellar
Enfermeira – COREN 47.279 RJ
Consultório: 21 2084-1933

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>