Fevereiro | 2018 | Ano IX – Edição 104 – A Terapia Floral e seus benefícios para a saúde emocional

A Terapia Floral e seus benefícios para a saúde emocional

Carla Marques

Carla Marques

A Terapia Floral é um método natural de tratamento que tem como objetivo auxiliar no reequilíbrio do bem-estar emocional. Apoiado na indicação de Essências Florais, ela nos ajuda a lidar com sentimentos que estão em conflito ou que desejamos modificar, como: ansiedade, insegurança, insatisfação, raiva, angústia, entre outros. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, a Terapia Floral faz parte das Práticas Integrativas e Complementares, interagindo através de um cuidado terapêutico com o ser humano na sua totalidade, indo de encontro com as verdadeiras causas dos desequilíbrios físicos, mentais, emocionais e espirituais.

O tratamento surgiu na década de 30 desenvolvida pelo médico e bacteriologista inglês Dr. Edward Bach, inspirada nas clássicas tradições homeopáticas, onde deveria ser tratado o doente e sua personalidade, não somente a doença. Por entender que “o sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é que o bem fora do lugar”, e através de inúmeras pesquisas, Dr. Bach então nos presenteou com 38 essências florais, que auxiliam nos processos de mudança e transformação de padrões negativos em positivos. E também, com uma fórmula composta de cinco dessas essências para situações de emergência e psíquica – Rescue Remedy. As essências podem ser usadas por todas as pessoas, em todas as idades, desde o ventre materno.

Para a terapeuta fl oral Carla Marques, por se tratar de um princípio de autoconhecimento, onde “Dr. Bach recomendou cuidarmos sempre de harmonizar a personalidade deixando os aspectos sintomáticos aos cuidados da medicina, e direcionarmos nosso olhar para a linguagem simbólica que estes sintomas físicos nos apresentam”, a Terapia Floral deve, preferencialmente, ser mediada por um olhar terapêutico. Ressalta que poeticamente podemos considerar as essências florais como gotas de esperança, que em seu conteúdo trazem informações dos padrões diferentes, manifestações originárias da natureza. Ou seja, “são preparados naturais, que se unem em um buquê transformando-se em Fórmulas Florais. Agem como catalisadores de processos de transformação, despertando talentos e virtudes”, explicou a terapeuta.

Carla se encantou e começou a estudar para compreender como algo simples poderia colaborar em profundas mudanças, após atravessar um grave estágio de saúde. Na época, sua terapeuta a presenteou com o livro “Cura-te a ti mesmo”, do Dr. Edward Bach, e este foi o seu despertar, ou chamado, como ela diz.

Participou de vários cursos estudando diversos sistemas florais, além de Reiki, Práticas Meditativas e Cromocristalterapia. Atualmente, é pós graduada em Terapias Naturais na Abordagem Transdisciplinar Holística (UNIPAZRJ) e é também a Co-fundadora e Terapeuta Responsável do Espaço Terapia Viva das Flores. Desde 2013, Carla Marques atua como Terapeuta Floral, onde vive, estuda e trabalha as práticas integrativas e complementares. Hoje certificada como Professora do Sistema de Florais de Minas, ministra cursos, encontros e palestras, e também colabora com estudos e pesquisas sobre Espiritualidade e Saúde.

Desde 11 de janeiro Carla Marques está ministrando palestras ao vivo no Instagram. Ela nos conta que “as palestra surgiram de perguntas recebidas dos seguidores nas redes sociais. Senti necessidade de compartilhar os benefícios da Terapia Floral nas coisas simples do dia a dia, como o medo de ir ao dentista, atividades profi ssionais, difi culdades escolares, provas de faculdade ou concurso, tratamento estético, uma meta de perda de peso”. Então, todas as quintas-feiras, às 20h30min, ela está vivo no Instagram trazendo temas informativos com dicas especiais e também conta com a presença de convidados profissionais de outras áreas para participar. Hoje sua audiência conta com um público misto, desde jovens de 16 anos até idosos. É muito comum escutar ela pedir ao vivo: “Pegue lápis e papel. Vamos anotar esta dica para praticarmos!”. Para fevereiro e março os temas serão: “Três dicas para você lidar com a ansiedade que atrapalha seu sono”; “ Vamos começar hoje a meditar?”; “O que é esse tal de REIKI?”; “Como usar as cores para minha saúde”; entre outros, conforme informou Carla Marques.

A terapeuta alerta que a Terapia Floral e as demais terapias completares são métodos complementares e não são para substituir os tratamentos alopáticos, através de medicamentos com ação específi ca nos sintomas, “Entendo porém, que o nome muito bem diz: são terapias completares. Não é para substituir, é para complementar. A Terapia Floral é elegante, sutil e harmoniosa. Por isso, não raro escutarmos que tratase de diálogo do ser humano com a natureza, onde através de uma conexão, as características e assinaturas das flores nos reequilibramos. Existe nesta terapêutica um convite à autopercepção, ao auto-amor, à autotransformação, que se dá elo com o autoconhecimento”, orientou a terapeuta floral.

Para Carla, trabalhar com Terapia Floral é um presente e um grande desafio. “Seja no consultório ou nos cursos convido o outro a ‘ser protagonista da sua história’, o que se tornou slogan do projeto Terapia Viva das Flores onde atuo com Ambulatório Social. Sabe, chamo meu trabalho de trabalhAmor, pois sinto que meus olhos brilham quando falo da terapia floral”, concluiu.

carla

Por: Solange Diniz e Sofia Teixeira
Foto: Júlio Ricardo

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>