Fevereiro |2016| ano VII edição 80 – Os Alimentos Embutidos

FotoColunista_NiedsonJúniorOs Alimentos Embutidos 


No mês de outubro a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou o consumo excessivo de carnes processadas como embutidos e frios no Grupo 1 de risco de levar ao desenvolvimento de câncer. Nessa categoria também pertencem substâncias como o tabaco e o amianto, o que não quer dizer que sejam igualmente perigosos. 

O relatório conclui que consumir 50g de embutidos diariamente aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. Ou seja: segundo a OMS, o indivíduo que consume cerca de quatro fatias de presunto ou mortadela ou uma unidade de salsicha todos os dias, corre o risco de desenvolver câncer. 

Para diminuir o consumo de embutidos no seu dia a dia a substituição de embutidos pode ser feita por outros alimentos, fontes de proteínas, ou que combinem com a ocasião. Em sanduíches, por exemplo, pode ser substituídos por laticínios (queijos, requeijão etc) frango desfiado e pasta de ovos. Em massas pode-se substituir por carne moída, proteína texturizada da soja. No tira gosto por iscas de frango, amendoim torrado sem casca ou castanhas.

Abaixo algumas receitas para ajudar a substituir o embutido sem precisar esquecê-lo. 

TERRINE DE FRANGO
Ingredientes:
• 1 e ½ peito de frango
• 1 pedaço de 2 dedos de pimentão vermelho
• 1 punhado de cebolinha
• 1 colher de chá de páprica doce
• 1 colher de chá rasa de sal
• 1 colher de sopa de chia
• 2 colheres de sopa de óleo de soja

Modo de Preparo:
Corte o frango em pedaços e coloque no processador ou liquidificador. Bata primeiro e depois adicione os outros ingredientes e bata junto.

Para assar:
Disponha a massa em cima de um pedaço de papel manteiga ou papel alumínio e enrole. Aperte bem as pontas e enrola bem (como um bombom). Leve para assar em forno pré-aquecido, em fogo alto por cerca de 20 minutos. Retire, abra o pacote e deixe esfriar. Guarde na geladeira por até cinco dias ou congele um pedaço para consumir depois e aumentar o tempo de duração.

Obs.: Você pode usar os temperos que quiser! Cebola, alho, alho poro, azeitonas, orégano, açafrão etc.

Niedson Junior
Nutricionista – CRN: 14100998
whatsapp: 99794-2948 / 97911-6128
www.niedsonjr.wix.com/nutricionista
niedsonjr@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>