Fevereiro |2016| ano VII edição 80 – Operações Méier Presente garante queda na criminalidade

Operações Méier Presente garante queda na criminalidade

20160613_133719Há pouco mais de dois meses, o Méier recebeu a proteção de centenas de agentes que patrulham as ruas do bairro diariamente. A ação chamada “Operação Segurança Presente” é uma parceria entre a Secretaria de Governo e o Sistema FeComércio RJ, os quais disponibilizaram 44 milhões de reais, durante o período de dois anos, para garantir a segurança do Méier e de outras duas regiões.

O patrulhamento no Méier é realizado em trios, dois policiais militares e um agente civil, sempre das seis da manhã às dez da noite. Os policiais militares detêm o poder de abordar e fazer as revistas, enquanto que os agentes civis atuam como “testemunhas”, filmando todas as abordagens para uma maior transparência a todas as ações do projeto. Segundo o coordenador da Operação Méier Presente, Capitão Hugo Coque, atualmente, 111 agentes fazem o policiamento no Méier, e graças a esta ação, a criminalidade no Méier tem diminuído. “Comparando os dados de dezembro de 2014 e dezembro de 2015, já no primeiro mês do projeto, houve uma diminuição de 32% nos roubos e 5,6% nos furtos. Além disso, nestes últimos dois meses, tivemos um total de 215 presos e 14 mandados de prisão”, conta o Capitão Coque.

Algumas ruas adjacentes e pararelas à Dias da Cruz com a Conêgo Tobias, Vescelau, Medina e Maglhães Couto receberam um esforço no patrulhamento. “Em dois meses, nós adaptamos muita coisa com as demandas que nos foram passadas. Do lado do Jardim do Méier, por exemplo, nós expandimos o patrulhamento em mais dois quarteirões para pegar o terminal Americo Ayres, pois recebemos muitas reclamações sobre jovens usando drogas, fazendo bagunça, quebrando ônibus, e felizmente houve uma melhora na área”, diz o coordenador.

Quem deseja fazer reclamações ou denúncia pode entrar em contato diretamente com um dos agentes ou ligar para o Disque Méier Presente pelo telefone: 96507-1200.

Hellen Costa.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>