Fevereiro |2016| ano VII edição 80 – A Educação Física como Processo Terapêutico

FotoColunista_ThiagoSoaresVivaBemA Educação Física como Processo Terapêutico

Nesse penúltimo artigo sobre temas psicológicos, revela-se o profissional de educação física como importante mediador no tratamento terapêutico, antenado nas características emocionais, comportamentais e corporais. Com um olhar diferenciado, torna-se possível avaliação sobre o quadro físico da pessoa, baseado em exames de rotina, como de costume nas academias, mas também observar quais exercícios está de acordo com seu estado mental.

O corpo fala e diz muito sobre a gente, todavia cada ser humano é autêntico e suas manifestações no corpo e na mente se expressam diretamente. Por exemplo, se um individuo tem baixa autoestima, por causa da insegurança pode ser que tenha as articulações muito soltas e sem firmeza, ou pelo contrario, é possível que sejam duras demais para compensar sua instabilidade emocional, deixando-o supostamente com o apoio necessário.ku-xlarge

Nos dois casos acima, podem ser indicados exercícios de fortalecimento, para tonificação dos músculos, tendões e ligamentos, dando sustentação às articulação às articulações (físico) e aumentar a capacidade real de realizar força (mental) somando a exercícios de alongamento e propriocepção, como nos aparelhos de equilíbrio, com o objetivo de relaxar a região tensionada e endurecida (físico) e amaciar conceitos concretos demais (mental).

Assim, nesse processo terapêutico, começamos a identificar que nosso corpo é o espelho do que realmente somos: ele nos revela o que se passa inconscientemente, demonstrando e dando significado dos processos mentais em dores, tensões, rigidez e amolecimento corporal, não esquecendo que junto há também aspectos saudáveis, como energia, tonificação, suavidade e harmonia nos movimentos. Nunca uma coisa só!

A partir daí, a educação física se mostra muito eficiente, pois fornece ao ser humano todas as possibilidades de autoconhecimento corporal, permitindo ao professor, especialista em psicossomática (psico=mente, somática = corpo) ou com uma visão mais humanista, ter condições de observações de avaliar a dinâmica psico-corporal. Com o tempo, durante observações, surgem detalhes imprescindíveis na hora de planejar o treinamento físico do aluno, a fim de adequá-lo conforme sua personalidade e questões emocionais.

VIVA BEM, OBSERVANDO MAIS A SI MESMO.

Thiago Soares – Educador físico – CREF 025751

Especialista em psicossomática contemporânea
Personal Trainner de idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
Criador do método Ginástica KIDS®
Tel.: 99522-8671 | E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com | Facebook: Viva Bem

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>