Março | 2015 Ano VI – Edição 69 – Viva Bem: A Relevância da Ginástica Laboral

FotoColunista_ThiagoSoaresVivaBemNum mundo cada vez mais sedentário, em que o uso contínuo da tecnologia já se tornou padrão em todos os lares, além de ambientes corporativos, o risco de se obter LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) aumenta potencialmente. Partindo do surgimento dessas desordens corporais, qual seria a melhor solução para a prevenção?

Em primeiro lugar, o principal problema é a ausência de uma boa postura ao longo do dia, inclusive na manutenção de uma posição equivocada e também pela digitação continuada em acessórios eletrônicos. Outra comparação poderia ser o uso constante da tesoura pelo cabeleireiro ou a posição curvada do dentista durante todo o seu expediente.

Relevante explicar que devemos evitar a sobrecarga na região utilizada, tal como se um funcionário da empresa permanecesse sentado por muitas horas, sem ao menos esticar as pernas. Seria preciso assim que a pessoa se levantasse e desse uma caminhada durante a jornada de trabalho, pois senão, alguma estrutura corporal ficaria sobre demasiada pressão, aumentando o risco de lesões.

Em contrapartida, a solução é fácil de ser encontrada, pela prática regular de exercícios de relaxamento, alongamento e flexibilidade – a ideia é quebrar o ritmo patológico, quer dizer, corrigir os erros posturais e movimentar o corpo diferentemente do habitual. Podemos executá-los sem a orientação profissional, porém quando ministrados pelo educador físico, a eficácia, motivação e aderência à ginástica laboral se solidifica.

Essa proposta é de grande valia no que diz respeito à significativa redução do nível de absenteísmo por DORTS, assim como na progressão em larga escala do rendimento da equipe empresarial. Profissionais saudáveis qualificam qualquer estrutura corporativa, dessa maneira, nada melhor que as empresas fornecessem ginástica laboral a todos os seus funcionários.

VIVA BEM e alongue-se no trabalho!

 

Especialista em psicossomática contemporânea
Persona Trainer de idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
Criador do método GinásticaKIDS
99522.8671 (Vivo)
Facebook.com/Ginasticakids.original
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

 

1 comment to Março | 2015 Ano VI – Edição 69 – Viva Bem: A Relevância da Ginástica Laboral

  • Margarida Sampaio

    PARABÉNS PELO EXECELENTE ARTIGO ESCRITO AQUI E PELO TAMBÉM EXCELENTE TRABALHO QUE VOCÊ DESENVOLVE COM OS SEUS ALUNOS. É UM PRIVILÉGIO, O BRASIL TER UM PROFISSIONAL COMO VOCÊ, QUE AMA O QUE FAZ. BEIJOS Guida Sampaio

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>