Fevereiro | 2015 Ano VI – Edição 68 – Cidadania Itinerante

JornalNovidades_Fev2015_CidadaniaItineranteComprou pela Internet? Atrasou? O que fazer?

Os consumidores que optam pelo comércio eletrônico devem tomar cuidados especiais, que são fundamentais para fazer valer os seus direitos. Um dos mais importantes é a credibilidade dos sites de compras. Faça uma busca e verifique se não há reclamações sobre os mesmos na própria na Internet. Outra boa prática é obter informações com pessoas que já utilizaram o site. É preciso observar também se no site constam todos os dados do fornecedor e desconfiar se somente um telefone celular é apresentado. O fornecedor deve ter CNPJ, sendo possível verificá-lo no site da Receita Federal.

A informação do prazo de entrega deve constar na hora da compra, para que o consumidor faça o seu planejamento de recebimento e as compras não cheguem após a data desejada. Outra questão importante refere-se às despesas adicionais com fretes e taxas. Produtos eletrônicos devem receber atenção maior, pois em caso de fraude, o consumidor terá prejuízos consideráveis, caso a entrega não seja concluída. Desconfie de ofertas mirabolantes, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado.

O cuidado deve ser redobrado na hora de pagar a compra, se a opção for o cartão de crédito. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o site tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento, informando que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias, após a entrega.

Guarde os dados das compras: número de protocolo, confirmação do pedido, mensagens trocadas com o fornecedor e demais informações que as comprovem e as suas condições. Caso ocorra algum imprevisto, como o atraso na entrega das mercadorias, procure um advogado e ingresse com uma ação de indenização. Maiores informações através do e-mail e telefone na imagem ao lado.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>