Fevereiro | 2015 Ano VI – Edição 68 – CCNS Psicologia

FotoColunista_CCNSAutismo

O autismo é um transtorno bem mais comum do que se imagina, porém suas causas ainda não foram plenamente determinadas pela ciência. Pode-se dizer que é fundamentalmente uma forma particular de se situar no mundo e de se construir uma realidade para si mesmo. É reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam o processo de entrada da linguagem, da comunicação e do estabelecimento de laços sociais. Alguns autistas vivem com relativa independência, outros precisam de cuidados especiais permanentes.

Os comportamentos mais frequentes das crianças com autismo são: estereotipias (ações repetitivas ou ritualísticas, proveniente do movimento, postura ou fala), ecolalias (repetição dos mesmos sons), mutismo (ausência de linguagem), solilóquios (falar sozinho), auto-agressividade, aparente insensibilidade à dor, falta de sensação de perigo, limite baixo para frustrações, distração, irritabilidade, hiperatividade, isolamento, instabilidade de humor.

O comportamento das crianças é aprendido e mantido dentro do contexto familiar e os pais podem ser orientados para modificarem determinadas situações domésticas, visando promover e reforçar comportamentos mais adequados desde cedo. A descoberta dos sinais precoces e consequente início do tratamento antes dos dois anos de idade são de grande importância na evolução da criança autista. Terapias educacionais, psicossociais e linguísticas, combinadas com medicamentos para sintomas específicos, podem contribuir para uma vida mais plena e feliz da pessoa portadora de autismo.

A pouca informação sobre o autismo gera mitos e preconceitos que prejudicam a possibilidade do diagnóstico, do tratamento e do convívio com os autistas.

Não perca tempo! Procure ajuda especializada!

 

CCNS – Clínica de Psicologia Avaliação e tratamento da depressão

Av. Dom Hélder Câmara, 5025 – Promoinfo Norte – Piso do estacionamento – Cachambi

Em frente ao Norte Shopping

Tel.: 3594.2397 – 4104.7865

Resp. Téc. Psic. Marta Elini S. Borges (CRP05/5894) Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar e Hipnose Clínica Mestre em Saúde da Família, 33 anos de atuação em Psicologia

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>