Janeiro | 2017 | Ano VIII – Edição 91 – Envelhecimento Saudável – Sonho ou Realidade?

Envelhecimento Saudável – Sonho ou Realidade?

Sem título2A juventude não é eterna nem a ciência descobriu a fonte do rejuvenescimento. Envelhecer é algo inevitável, mas com os avanços da medicina já é possível diminuir o impacto da velhice e manter os indivíduos cada vez mais saudáveis, após os 60 anos de idade, reduzindo as manifestações de doenças degenerativas e pensando o ser humano dentro de uma medicina preventiva, afastando-o do senso comum que é uma medicina curativa, com muitos exames e medicações.

As pessoas não podem passar seus dias adequando sua rotina em função de suas doenças adquiridas ao longo dos anos, ao contrário, deve-se buscar uma vida útil e feliz independente delas. Graças ao conhecimento do corpo humano, atualmente é possível viver mais anos e com muito mais saúde. “Em algumas partes do mundo alcunha-se o termo “Medicina Antienvelhecimento”, prática médica muito difundida nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 1990, e que no Brasil ainda não há aprovação legal do CFM (Conselho Federal de Medicina), apesar de um grande número de pessoas usufruírem de tal prática, principalmente nossas celebridades, como divulgado em inúmeras redes sociais atualmente.

Independente deste cenário é certo afirmar que o aumento da expectativa e qualidade de vida, não está relacionado a um tratamento específico, mas sim à melhoria de inúmeros hábitos no dia a dia. O objetivo da longevidade saudável é propiciar mais qualidade de vida com maior produtividade”, declara o geriatra Thiago Bicalho.

No Brasil, as pessoas com mais de 60 anos poderão ultrapassar a casa dos 30 milhões nas próximas duas décadas. Essa tendência, evidentemente, tem a ver com o aumento da longevidade saudável que com certeza começa com ações saudáveis desde a juventude. Mas por que algumas pessoas na faixa dos 60 anos podem aparentar e se sentir com 45 anos e outras com 40 anos apresentam sinais e problemas como se tivessem mais de 65 anos?

Dr. Thiago Bicalho explica que a Ciência tem comprovado que é possível retardar a idade biológica por meio da escolha de um estilo de vida mais saudável, com a prática regular de exercícios físicos, distanciamento do fumo, alimentação balanceada, autoestima elevada, vida social e relacionamentos gratificantes e suporte médico orientado. Dr. Thiago acrescenta ainda que é certo que inúmeras “dietas e suplementos milagrosos” já foram divulgados como a promessa do envelhecimento saudável, mas o certo e comprovado é que o primeiro passo é que quanto menor o stress do indivíduo, mais se vive e há meios para tentar diminuí-lo como yoga, meditação, atividades físicas, gargalhadas, entre outros. “Nos tempos atuais, a proposta é rejuvenescer de dentro para fora e manter a harmonia do corpo, mente e espírito”, conclui o geriatra.

ESPECIALIDADES: Clinica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia, Mastologia, Proctologia, Cardiologia, Cirurgia Vascular e Angiologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psicologia, Neurologia, Neurocirurgia.

CuidarVC
Tel.: 3627.4450
www.cuidar.vc
facebook.com/ClinicaCuidarvc
Rua Medina, 127, salas 102/103 – Méier

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>