Educação Física

Exercício Físico X Sequela
Pós-Covid e Chikungunya

Nosso corpo humano pode ser comparado a qualquer elemento da natureza, pelo simples fato de que tudo que encontramos em rios, mares, na terra e no céu, até mesmo em plantas, animais e árvores está presente em nosso organismo, por exemplo: já percebeu que a maioria dos remédios, naturais ou sintéticos são formulados a partir de substâncias da flora, fauna, fungos, componentes da terra ou água?
Essas substâncias medicamentosas se assemelham ao corpo humano, e assim encontram um meio propício para funcionar, fazer efeito. O corpo reconhece a química ali formulada, por já possuir tal substância em seu interior, e por obter propriedades capazes de sintetizar o remédio, quer dizer, de se alimentar ou transformá-lo em nutriente importante para o correto funcionamento, tal como uma sequela causada pelo vírus, que provoca Covid ou Chikungunya.
Algumas pessoas estão apresentando sintomas de dor muscular, neuropatia (doença e inflamação dos nervos), dor de cabeça, dificuldade para andar e manter a postura, perda de equilíbrio, além de deficiência da memória. Lembrando da medicação mencionada acima, baseada na semelhança dos remédios junto ao nosso organismo, surge uma grande aliada na busca pela cura, cuidado e tratamento das sequelas: a prática de exercícios físicos, orientada pelo profissional de Educação Física.
Movimentar-se é algo natural do ser humano, que detém mais de 600 músculos e 200 ossos, inúmeros tendões, articulações e ligamentos. Imagina se tratando de inervações, partindo do cérebro e medula (situada dentro das vér-tebras) até os nervos dos braços, pernas, tronco e órgãos. Quanta região para se mexer!
O exercício físico, tanto aeróbico (caminhada, dança, hidroginástica), como de força (musculação, Pilates, ginástica com elásticos e pesos), aliado a atividades de alongamento e flexibilidade, ajuda na reconstrução dos nervos, criando conexões nervosas, corrigindo neurônios inflamados. Com a regularidade, ao cérebro é permitido, de pouco em pouco, o comando correto dos estímulos e sensações. Dessa maneira, a atividade física colabora com o resgate motor, ao estimular o sistema nervoso, curando as falhas provocadas pela doença.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>