Drª Ana Cláudia fala sobre a Odontologia Atual

Drª Ana Cláudia fala sobre a Odontologia Atual

Dr. Filipe Coutinho e Drª Ana Cláudia Coutinho Évora

Drª. Ana Cláudia Coutinho Évora foi moradora do Méier e escolheu o bairro para montar sua clínica de Odontologia, que já completa 30 anos. Especializou-se em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos maxilares. Foi professora de Ortodontia durante 10 anos, e se especializou em Prótese e Reabilitação Oral. Contando com uma equipe gabaritada em diversas especialidades, todos os procedimentos são realizados na clínica. Seu filho, Dr. Filipe Coutinho, Periodontista, faz parte da equipe, somando à clínica o foco total em saúde bucal. Drª. Ana Cláudia conversou com a equipe do Jornal Novidades.

 Por: Solange Diniz

Drª Ana Cláudia Coutinho Évora

JN: Quais os problemas odotonlógicos mais frequentes observados atualmente?
Drª. Ana Cláudia: É rotina no consultório pacientes apresentarem sensibilidade dentinária acentuada e muitos relatam fazer automedicação com cremes dentários acessíveis nas farmácias, sendo que estes não tratam a causa do problema que acaba se agravando. Temos um protocolo para avaliar todos os nossos pacientes com relação a essa questão da retração gengival, que é de causa multifatorial, ou seja, por fatores de diversas naturezas.

JN: Quais são os cuidados para uma boa saúde bucal?
Drª. Ana Cláudia: Sempre ressalto a importância dos cuidados preventivos. Nossos pacientes recebem orientação personalizada dos produtos mais indicados para cuidado e manutenção de sua saúde, pois irritações e/ou ressecamento bucal, muitas vezes são relacionados ao tipo de creme ou enxaguante utilizado. Em nossa avaliação consta também o estudo da dieta alimentar, hábitos, bruxismo, traumas e mal posicionamento dentário, técnica e tipo de escova e creme dental, tipo gengival etc.

Dr. Filipe Coutinho e Drª Ana Cláudia Coutinho Évora

JN: E sobre a Odontologia Estética?
Drª. Ana Cláudia: Existem inúmeros procedimentos na Odontologia para a estética do sorriso como: clareamento, lentes ou laminados, facetas em resina e porcelana, técnica de resina injetada, entre outros. Através de diagnóstico clínico, fotografias e exames, alcançamos os melhores resultados, e procuramos trabalhar com a expectativa do paciente de forma realista, realizando o que é realmente viável e buscando conseguir um resultado próximo da excelência.

JN: Como é a integração entre os profissionais?
Drª. Ana Cláudia: Somos uma equipe formada por vários especialistas, que interagem em conjunto, buscando melhores resultados. Reabilitação Oral com implantes ou próteses fixas ou removíveis são realizadas de acordo com o diagnóstico realizado, buscando o melhor para cada paciente. A partir do diagnóstico e planejamento do tratamento, o paciente é encaminhado para os especialistas de forma a suprir todas as suas necessidades. Também contamos com médico anestesista para procedimentos cirúrgicos de forma mais confortável, para determinados casos.

JN: Como está o atendimento odontológico durante a pandemia?
Drª. Ana Cláudia: Seguindo as orientações do CRO e estudos científicos, nossos protocolos foram ajustados de forma a estabelecer segurança para a equipe e para os pacientes, mantendo a qualidade dos nossos atendimentos, assim como o conforto e acolhimento que todos merecem. Nossas instalações são devidamente desinfectadas entre os atendimentos. Uma questão observada nesse momento de pandemia foi o aumento do número de casos de apertamento dental, bruxismo e fraturas dentárias. Os pacientes recebem previamente à consulta inicial todas as orientações para seu atendimento.

JN: O que é a Odontologia para a senhora?
Drª. Ana Cláudia: É uma carreira linda e vibrante, pois através dela além da promoção de saúde e função, podemos devolver e construir sorrisos e promover autoestima e qualidade de vida. Não há nada mais gratificante que reabilitar um paciente, seu sorriso e motivá-lo a se cuidar. Requer estudo e aperfeiçoamento constantes, com a gratificação vinda a cada resultado alcançado.

Foto: Vanessa Rodrigues

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>