Dezembro |2017| ano VIII edição 102 – Musicoterapia no Envelhecimento

Musicoterapia no Envelhecimento

Sem título

Ativo Segundo a Organização Mundial de Saúde, para um envelhecimento saudável, com experiências positivas, precisa-se buscar oportunidades contínuas de saúde, ou seja, manter-se em atividades que incluam dignidade, independência, participação, autonomia, assistência e autorrealização, proporcionando um envelhecimento ativo!

Como a música é considerada infinitamente estimulante, por mobilizar o ser humano nos níveis físico, mental, emocional, espiritual e social, promover estímulos motores, táteis, visuais, auditivos, trabalhando várias áreas do cérebro simultaneamente; a Musicoterapia torna-se ideal para o uso terapêutico, desta arte, na terceira idade e ao longo de toda a vida.

A música já era utilizada com o um estímulo cognitivo, desde a Grécia antiga, mas somente após a II Guerra Mundial iniciou-se a sistematização de forma científica, consolidando pesquisas e investigações na área. Com a descoberta da potencialidade de seus efeitos na saúde, esses estudos culminaram na criação de Cursos de Graduação em Musicoterapia que, hoje, existem em várias universidades do mundo.

O conjunto de técnicas utilizadas atua como um facilitador da expressão humana, das emoções e sentimentos, atingindo níveis de emoções que muitas vezes a palavra não alcança. Estimula a memória, a coordenação motora, o equilíbrio, a orientação espacial, temporal, a atenção, a comunicação, além de promover a satisfação e interação social. O(A) idoso(a) descobre e desenvolve novas habilidades, elevando a autoestima e autoconfiança, contribuindo também para a construção de um novo olhar sobre essa fase da vida.

Em sessões individuais ou em grupo, o(a) idoso(a) é fortalecido como pessoa ativa, por meio dos vários canais expressivos existentes, valorizando suas vivências e produções musicais, o que possibilita a manutenção das relações interpessoais. A Musicoterapia além de proporcionar prazer, atua como uma forma de tratamento e prevenção de doenças, pois promove ao(a) idoso(a) o fortalecimento do seu potencial criativo, a socialização, a valorização da sua história de vida e dele(a) próprio(a), frente a sua família e a sociedade.

Para mais informações, esclarecimento de dúvidas e agendamento entre em contato conosco!

Musikativa – música transformando vidas!
www.musikativa.com.br

Adriana Pimentel
AMTRJ 478/1

Atendimento com hora marcada.
Tel.:  98717.6021

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>