Dezembro |2017| ano VIII edição 102 – Arteterapia

Arteterapia

Sem título

Venho atuando com os idosos desde março de 2017. Meu trabalho tem sido ajudá-los nesse rico universo pelos caminhos das artes visuais que aliados à música, à dança e à poesia, entre outras atividades, tem contribuído no aumento da autoestima em que tais recursos expressivos vêm auxiliando na comunicação de forma mais suave, alegre e saudável.

Com esse trabalho de Arteterapia percebi os efeitos positivos que a arte vem promovendo na vida dessas pessoas, pois a partir do reconhecimento de si mesmo, podem e devem continuar vivos e ativos. A arte tem sido uma ferramenta de prevenção e promoção da saúde permitindo uma ampliação da qualidade de vida com manutenção do estado de saúde, sendo menores as consequências de adoecimento. Em decorrência de uma sociedade caótica, está havendo um aumento de doenças degenerativas entre elas o Alzheimer. A partir disso tenho dado total atenção no resgate de histórias de vida, pois a memória é a ligação mais clara que temos com a nossa história, do que fomos e o que construímos e, dando a oportunidade do idoso sair da zona de conforto, do conformismo, por meio do resgate dessa história na medida em que criar é reconstruir de outra forma. As atividades alternativas têm ajudado a organizar o que se desconstruiu ao longo do tempo, concretizando a si mesmo e dando forma ao que parecia ter se perdido com a demência. O trabalho com a diversidade dos materiais permite a quebra de rigidez por tornar viável a possibilidade de perceber suas dificuldades e destrezas diante do novo com naturalidade, além de provocar um acolhimento próprio, percebendo-se num movimento de desenvolvimento de habilidades.

Na Arteterapia, o processo criativo pode ser um meio tanto reconciliador de conflitos emocionais como estimulador do crescimento pessoal. A Arteterapia permite um resultado de viver melhor no cotidiano, permitindo a liberação dos sentimentos e emoções, aumentando a qualidade afetiva das relações interpessoais através da melhora na comunicação.

Pelos caminhos da Arte e da Música o Grupo Fazendo Artes na Terceira Idade vem expressando momentos de alegrias e autoconhecimento, contribuindo para a melhora da autoestima, socialização, depressão, timidez, memória e ansiedade.

As reuniões do Grupo Fazendo Artes na Terceira Idade acontecem toda terça das 14h às 16h, no Espaço Equilíbrio na Torre Norte do Norte Shopping.

Venha conhecer!

Atendimentos em grupos ou individuais: Idosos, adultos e crianças.
Artista Plástica e facilitadora: Joana Ramos (Arteterapeuta)
Espaço Equilibrio – Av. Dom Hélder Câmara, nº 5200, SL.607
Edificio Torre Norte Shopping – Cachambi
whatsapp-logo-icone-1 97326.1039

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>