Dezembro | 2014 Ano V – Edição 66 – Hospital Pasteur: Exagerou nas guloseimas das festas de fim de ano?

JornalNovidades_Dez2014_PasteurAs festas de fim de ano estão chegando e, com elas, todas as delícias das ceias em família. Diante de tantos alimentos saborosos, fica difícil resistir à tentação e evitar aqueles famosos quilinhos extras. A boa notícia é que, com pequenas atitudes, é possível passar por esse período ileso ou, pelo menos, evitar exageros. A nutricionista do Hospital Pasteur, Amanda Andrade, aponta cinco dicas para quem quer começar 2015 em forma.

 

Dica 1: não passe um dia inteiro sem comer

Durante o período de fim de ano, é muito comum ficar horas sem comer, seja devido à correria do dia a dia ou a uma dieta forçada, para total liberdade na hora das delícias da ceia. No entanto, a nutricionista alerta que as pessoas não devem ficar sem comer por mais de três horas seguidas. Além de retardar o metabolismo, a prática aumenta ainda mais a fome. “Um dos princípios fundamentais para uma alimentação correta é fazer de quatro a seis pequenas refeições ao longo do dia. Isso  mantém o metabolismo ativo”, aponta.

 

Dica 2: monte um cardápio saudável

Não é porque é dia de festa que devem excluir as opções saudáveis do cardápio. O segredo é conciliar. Um prato equilibrado precisa ter porções de carboidrato, proteína, fibras, vitaminas e minerais.  Se o prato for carne de porco, típico no fim de ano, prefira os cortes com menos gordura, como lombo ou pernil. No caso das sobremesas, a dica são aquelas com base em frutas, em vez de doces com recheios muito cremosos. As castanhas e nozes também são bastante saudáveis.

 

Dica 3: hidrate-se

Com dias mais quentes, o corpo perde mais água, sendo necessária a reposição para evitar mal-estar, tontura e desmaios. Desse modo, beba muito líquido – água à vontade –, mas os refrigerantes e sucos industrializados devem ser evitados. Água de coco e sucos naturais feitos com água e sem açúcar, como abacaxi, acerola, morango, melão e melancia, além de saudáveis, repõem os sais minerais perdidos na correria do fim de ano e dão energia. Os isotônicos, no entanto, devem ser tomados com moderação, pois contêm teor muito elevado de minerais e glicose.

 

Dica 4: consuma bebidas alcoólicas com moderação

Para quem está de dieta de restrição calórica, o ideal é evitar bebidas alcoólicas que, além de serem pobres em nutrientes e ricas em calorias, possuem efeito diurético, comprometendo a hidratação. Durante as festas, não deixe de se hidratar, consumindo bastante água, inclusive, se optar por bebidas alcoólicas, como o vinho e o espumante.

 

Dica 5: se exagerou na dose, faça uma dieta desintoxicante

No fim das festas, se exagerou na dose, nem tudo está perdido. Além de beber bastante líquido, alguns alimentos ajudam a repor os nutrientes perdidos com a correria desses dias e fazer uma “faxina” no corpo. As pessoas devem optar pelos grãos integrais, peixes, castanhas, nozes (ricos em zinco), frutas como banana, uva, laranja  (ricos em potássio), cereais integrais, legumes, frutas cítricas e vegetais crus ou verde-escuros (ricos em vitamina C).

 

Receita de suco detoxificante

Ingredientes:

Suco de 1 limão

1 maçã

2 folhas de couve ou 10 folhas de espinafre

10 folhas de hortelã

1 pedaço pequeno de gengibre

Água

 

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e não coar. Tomar em seguida, preferencialmente em jejum.

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