Setembro |2016| ano VII edição 87 – As 10 principais doenças dos idosos no Brasil

As 10 principais doenças dos idosos no Brasil

8-copiaTendo como base os dados estatísticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 3 em cada 4 idosos têm alguma doença crônica, ou seja, uma doença de curso arrastado, boa parte delas incurável. “As doenças infecciosas e os acidentes domésticos (quedas) continuam a ser importantes, mas a maior parte da carga de patologias da terceira idade no Brasil é por causa das doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes mellitus e as consequências da hipertensão arterial”, explica o geriatra Thiago Bicalho.

Dr. Thiago disponibiliza aos leitores do Jornal Novidades uma listagem das 10 principais doenças que acometem os idosos, cujo objetivo é incentivar o conhecimento sobre essas doenças e um breve entendimento sobre cada uma delas.

1. Infarto e Angina: Quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra.
2. Acidente Vascular Encefálico (AVE): Também denominado derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
3. Diabetes mellitus: Síndrome do metabolismo que resulta no acúmulo de glicose pelo organismo. Pacientes com diabetes apresentam deficiência na função da insulina, o hormônio responsável por metabolizar a glicose, ou mesmo apresentam falta de insulina no organismo. É hoje um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas convivem com a doença.
4. Enfisema pulmonar e bronquite crônica: Descrita também como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) perfazendo um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar, tornando a respiração difícil. Só no Brasil, cerca de cinco milhões de pessoas sofrem com o problema. Espera-se que ao longo das próximas décadas o problema comece a diminuir, como consequência do combate ao tabagismo.
5. Doença de Alzheimer e outras demências: Doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória, desorientação em relação ao tempo e ao espaço.
6. Perda de audição: Não se configura como uma doença, mas mediante sua condição crônica. Algumas pessoas realmente perdem a audição com a idade, e o aparelho de audição pode ajudar muito na reintegração dessas pessoas à sociedade.
7. Doença cardíaca hipertensiva: Condições atreladas à manutenção dos níveis de pressão arterial elevada por anos, podendo causar uma série de doenças. Previamente citamos o infarto e o AVE, mas o próprio músculo do coração pode adoecer, causando a doença cardíaca hipertensiva. Num grau mais avançado, isso vira insuficiência cardíaca.
8. Pneumonia: Infecção que se instala nos pulmões e pode levar a períodos de internação hospitalar. A identificação rápida desta condição clínica e o manejo adequado melhoram muito a qualidade de vida dos idosos. Existem vacinas que poderiam ajudar na prevenção. Outra forma de prevenir a pneumonia é cuidar de outras doenças, para que a pessoa não fi que acamada e/ou fragilizada.
9. Osteoartrose: Condição osteometabólica mais comum nos idosos, ao contrário do que muita gente acha, não é a mesma coisa que osteoporose. É uma doença crônica das articulações e eventualmente dos elementos periarticulares
caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso subcondral, que pode causar dor articular e rigidez e redução da funcionalidade articular.
10. Catarata: É uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). As pessoas com catarata têm a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada.

Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.O tratamento é cirúrgico.

ESPECIALIDADES: Clinica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia, Mastologia, Proctologia, Cardiologia, Cirurgia Vascular e Angiologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psicologia, Neurologia, Neurocirurgia.

CuidarVC
Tel.: 3627.4450
www.cuidar.vc
facebook.com/ClinicaCuidarvc
Rua Medina, 127, salas 102/103 – Méier

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>