Educação Física

Como a Empatia Pode Ajudar Nossa Vida

Thiago Soares

Uma parcela da humanidade construiu e possui a capacidade peculiar de se comunicar com a natureza no geral, inclusive com a própria espécie, de uma forma um tanto egoísta, narcisista, representada na famosa frase “olhar para seu próprio umbigo”. É como se outro ser vivo simplesmente não existisse, seja uma árvore ou cachorrinho, seja um amigo ou até quem se acabou de conhecer.
E por que isso acontece? Falta de empatia, orgulho exagerado, quer dizer, o que faz um ser humano negligenciar e sabotar opiniões, assim como a personalidade alheia? Creio que quando um indivíduo nega a si mesmo, perde a noção de quem realmente é como ser humano, sem perceber quais são seus desejos, medos, histórico de vida, raiva, amor, ódio, prazer ou dor, podendo criar uma barreira, um “muro” que impede de enxergar e entrar em contato com si mesmo.
Na verdade, a negligência e sabotagem comentadas são referentes à defesa psicológica criada, de forma inconsciente (sem consciência), para proteger a pessoa de encarar e lidar com emoções sofridas, dolorosas e magoadas, e assim trazendo sofrimento para a vida. Dessa maneira, podemos estar vivendo sob uma fantasia, sem aceitar nossa humanidade, impedindo a real existência: aquilo que somos de fato!
Por isso, é natural entender a possível causa para o egoísmo e narcisismo encontrados em certos grupos sociais, acarretando a “cegueira” contra outras pessoas, e claro, ao meio ambiente. Recomendo autoconhecimento, a fim de proporcionar contato profundo com sentimentos que nos machucam e cismam em interferir em nosso dia a dia, sem nos darmos conta, trazendo estresse, angústia, perda da autonomia e sofrimento psicológico.
Surge então uma explicação pela dificuldade de empatia, tão vista atualmente, a partir da desconexão com a própria vida, numa autonegação, que nega tudo aquilo que não faz parte da sua história, construída pela fantasia dita anteriormente, pela ausência de viver-se verdadeiramente. Como há falta de percepção de si mesmo, naturalmente falta noção do que outra pessoa é e representa, pois primeiro é necessário o autoconhecimento, para depois ter a capacidade de também valorizar o próximo.

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751Personal Trainer, especialista em atividadefísica para idosos e necessidades especiaisATENDIMENTO EM DOMICÍLIO

Tel.: 99522.8671
facebook:thiagosoarespersonalE-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>