Julho | 2017 | Ano VIII – Edição 97 – “As canções que você dançou pra mim”

“As canções que você dançou pra mim”

As Canções_ dancers Alex Neoral Gabriela Leite and Monica Burity _photo_Manuela Abdala8

Por meio do patrocínio da Petrobras, o espetáculo As canções que você dançou pra mim, da Focus Cia de Dança, dirigido e coreografado por Alex Neoral, faz curta temporada no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, de 21 a 30 de julho. A montagem, que está há cinco anos em cartaz é sucesso de público. Foi eleita entre os melhores espetáculos no ranking do jornal O Globo (2011) e Folha de São Paulo (2012).

As Canções _dancers_ Clarice Silva and Marcio Jahu_ photo Cintia Pimentel

Fazem parte do elenco Carol Pires, Cosme Gregory, Gabriela Leite, José Villaça, J Leandro Rodriva, Marcio Jahú, Monica Burity e Roberta Bussoni. Tem iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, enfim, emoções além do horizonte estão na construção da coreografia As canções que você dançou para mim. Alex Neoral se inspira na obra do rei Roberto Carlos para criar a montagem que visita as décadas de 60, 70, 80 e 90 através de muito movimento. “A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco que durante as viagens da Cia. cantava músicas do rei, onde um ía interrompendo o outro, com outra mú- sica, a partir de uma palavra comum”, conta Alex Neoral. “Uma canção vai puxando a da sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa.

Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto em suas versões originais em clássicos dos anos 60 a 80 compõem o espetáculo. Para Alex, o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança. “O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca.O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis.

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, As canções que você dançou pra mim traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos.

AS CANÇÕES QUE VOCÊ DANÇOU PRA MIM FOCUS CIA DE DANÇA Sextas e sábados às 20h | Domingos às 19h Temporada: de 21 a 30 de Julho Imperator – Centro Cultural João Nogueira Rua Dias da Cruz, 170 – Méier Tel.: 2597.3897

Foto: Marian Starosta

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>