Novembro |2016| ano VII edição 89 – Alimentação saudável e alimentos seguros: você sabe como higienizar corretamente suas frutas e hortaliças?

Alimentação saudável e alimentos seguros: você sabe como higienizar corretamente suas frutas e hortaliças?

dicas-alimentos-saudaveis-1Antes de falarmos em alimentação saudável é interessante destacarmos a higienização correta dos alimentos. Esse assunto é pouco visto, contudo tão importante quanto se alimentar bem. É a forma como lavamos as frutas e hortaliças antes de ingerirmos.

Pois para termos um alimento seguro em nossas mesas, ou seja, que não contenha nenhum perigo para a saúde, devemos ter alguns cuidados específicos desde a escolha do que comer até o preparo das refeições. Dessa maneira, é importante optar por alimentos de boa procedência e minimamente processados. Além disso, não podemos deixar de verificar, no ato da compra, como estes insumos estão armazenados, sua aparência, odor, e também olhar a validade daqueles que são rotulados.

Feito isto, se tratando de frutas e hortaliças, como eu disse anteriormente, o próximo passo é a lavagem delas em água corrente (em caso de folhas, deve-se lavar uma a uma), após esta etapa devemos desinfetá-las em solução clorada, este processo consiste em misturar uma colher de sopa de água sanitária (a incolor que contém apenas hipoclorito de sódio em sua composição) em um litro de água filtrada (atualmente existem pastilhas próprias para esse procedimento em mercados e hortifrutis granjeiros). As hortaliças/frutas precisam ficar imersas nessa mistura por quinze minutos, depois desse tempo é necessário lavá- las em água corrente e filtrada novamente.

Ao contrário do que muitos pensam deixar o alimento de molho em vinagre não mata microrganismos, somente auxilia na remoção de sujeiras e insetos presentes neles. Sendo assim, a higienização adequada desses alimentos é um dos passos para se ter um alimento seguro e consequentemente começar a cuidar da sua saúde e de sua família.

O conceito de saúde segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é a completude do bem-estar físico, mental e social e não somente o fato de não ter uma doença instalada. Pensando nisso, o ato de se alimentar contempla estes três estágios, porém nossos hábitos alimentares e a forma como preparamos o que comemos irão definir se nossa escolha está de acordo com o que é considerado saudável ou não. Para aderirmos bons hábitos é importante começarmos dando preferência para alimentos com pouca gordura (colesterol), pouco sódio e ricos em fibras.

Sendo assim, incluir diariamente verduras, legumes e frutas, além de beber bastante água entre as refeições é essencial para nutrirmos nosso corpo com qualidade. É preciso cuidarmos de nossa saúde hoje, pois é melhor prevenirmos que tratarmos, não é mesmo? Cuide-se: alimente-se bem e pratique atividade física com ajuda de profissionais!

Lotus Equilibrium
Venessa de Moraes
Tel.: 2599-3217 / 2299-3218
Rua Hermengarda, 60 – SL 603 – Méier
Facebook: lotusEquilibrium
lotusEquilibrium@outlook.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>