Agosto/Setembro | 2020 | Ano XI – Edição 132 – SETEMBRO AMARELO EM PANDEMIA

SETEMBRO AMARELO EM PANDEMIA

Adriana Pimentel 2

A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®, desde 2014. Oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 de setembro, mas a campanha acontece durante todo o ano.

Infelizmente o índice de suicídio no mundo vem aumentando nas últimas décadas de maneira bastante preocupante. Adultos, jovens e até crianças já fazem parte dessa estatística tão triste e realista. Entre elas pessoas de origens, crenças, classes sociais, etnias, sexos diferentes. Hoje o assunto é um problema de pauta mundial!

Os estudos mostram que a maior parte das pes- soas que comentem suicídio tem algum tipo de transtorno mental ou passam por um momento de grande pressão emocional. Procurar ajuda é imprescindível para evitar que mais uma vida se perca. Falar, conversar sobre o assunto torna-se crucial. É hora de quebrar tabus e trazer à tona essa realidade, para assim, transformá-la.

A pandemia acirrou o contato conosco mesmo, muitas questões emocionais que vimos tentando evitar, na solidão e isolamento emergiram; conflitos familiares, onde o ambiente já apresentava questões, ficaram mais evidentes; a possibilidade de infecção pelo novo coronavírus, que ainda estamos vivenciando, trouxe medo e ansiedade.
Contudo, encontramos também maior união, valorização do contato humano, renascimento da solidariedade, amplitude da consciência sobre a responsabilidade de ser viver coletivamente.
Nesse mês emblemático queremos trazer essa reflexão, de quanto em meio aos desafios, podemos nos ajudar e nos apoiar. Se você precisa de ajuda, procure ajuda. Não deixe para depois. Todos em algum momento precisam de alguém, faz parte, vivemos em sociedade.

Nossa organização social permite que trabalhemos uns para os outros, de forma remunerada ou não, entendendo o trabalho como toda ação útil. Somos úteis reciprocamente. E assim vamos escrevendo a nossa história pessoal e coletiva.

Como vai a sua história? Como vai a sua história dentro do contexto que vive?

Pra encerrar envio um grande abraço aos queridos e às queridas colegas de profissão, pelo nosso dia, 15 de setembro! Dia do Musicoterapeuta! Que possamos continuar a ajudar àqueles que nos chegam!

Musikativa – música transformando vidas!
www.musikativa.com.br

Adriana Pimentel
AMTRJ 478/1

Atendimento com hora marcada.
Tel.:  98717.6021

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>