Maio | 2017 | Ano VIII – Edição 95 – Disfagia

Disfagia

Já ouvir falar sobre isso?

Idosos quase sempre apresentam essa dificuldade de engolir.

A disfagia é uma perturbação que é conhecida pela dificuldade em engolir alimentos (sólidos e/ou líquidos) e por ficar com a comida “presa” na boca, nomeadamente na  garganta ou no esôfago.
Andrea CarielloPacientes com doenças neurológicas geralmente sofrem de disfagia. Um acidente vascular cerebral ou AVC pode levar ao problema. A paralisia cerebral, a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, a esclerose múltipla, miopatias.  Muitas vezes não há como saber a causa exata. É também possível que a condição se desenvolva em diferentes graus de intensidade. Algumas pessoas podem conseguir engolir alimentos, outras não.

O tratamento vai variar de acordo com a intensidade da patologia e com a idade do paciente. As pessoas que sofrem de disfagia perdem o prazer de comer e saborear os alimentos. A dificuldade da passagem da massa alimentar da faringe para o esôfago pode resultar na entrada dos alimentos nas vias respiratórias, provocando tosse, falta de ar, gripe, pneumonia, entre outros.

Após ser estabelecida uma certeza, parte-se para o tratamento. Este costuma envolver diferentes profissionais de várias áreas. Medidas fonoterápicas são geralmente requeridas, assim como medidas clínicas e até mesmo cirúrgicas. Durante o tratamento alterações no hábito de vida deverão ser feitas. Adaptações de manobra precisam ser treinadas e terapias para facilitar a deglutição serão postas em prática e tudo passa a melhorar.

Andrea Cariello – Fonoaudióloga

Tel.: 2595.1312 | 3241.8268
97974.2002 | 99217.2809

www.inttegrare.com.br
Rua Silva Rabelo, 10, Sala 308 – Méier
andreacariello@inttegrare.com.br

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>