Agosto | 2019 | Ano X – Edição 122 – Qual a função dos Neurônios?

Qual a função dos Neurônios?

Thiago COLOR

Para facilitar o entendimento das coisas procuramos dar um norte a elas, ou seja, é importante dar significado aquilo que desejamos aprender. Pensando bem, o ser humano tenta significar o planeta Terra, e investe pesado em pesquisas sobre o espaço sideral. Mesmo que pareça ser uma grande quantidade financeira, estudos acerca do cérebro são bem menores em comparação ao espaço. Porém, isso vem mudando de uns 30 anos para cá, e as regiões cerebrais ganharam destaque na ciência e sociedade.

DY

Todas as partes do sistema nervoso poderiam ser comparadas ao número de estrelas na Via Láctea (entre 100 e 400 bilhões), pelo motivo de termos aproximadamente 86 bilhões de neurônios em todo nosso organismo, pois é, eles não se reservam apenas ao cérebro, encontrados também nos músculos, ossos, órgãos, pele, glândulas etc.

Os neurônios são responsáveis por transmitir informações do corpo para o cérebro, e vice-versa. Um exemplo disso é de que ao tocarmos em algo quente, a sensação recebida será transmitida ao aparato cerebral, e daí um estímulo de movimento é gerado, fazendo com que tiremos a mão do “perigo”. O mesmo ocorre quando a bexiga está cheia de xixi, quer dizer, é enviado um sinal ao cérebro para liberar a urina, e depois volta uma informação de que na região precisa ocorrer o seu esvaziamento. Esse processo pode ocorrer em menos de um segundo, incrível!

Entretanto, como seria a transmissão de informações quanto aos sentimentos, emoções e pensamentos? Algo abstrato como sentir medo, pode influenciar no corpo, possibilitando gestos e comportamentos? Sim, completamente! Para explicar esse conceito, os sinais neuronais de um sentimento se originam no cérebro, em diversas estruturas específicas. isso tudo acontece dentro da cabeça, mas certo momento, o restante do corpo sofre mudanças, como num grito pelo medo ocasionado, e até mesmo de um soco ou pontapé no que causou tal sentimento. Quem nunca sentiu arrepios após um susto?

Então, mais um motivo para entender como o organismo funciona a nível de neurônios. dentre esses 86 bilhões, muitos deles possuem a função de nos mover, sentir, pensar, se emocionar e claro, respirar e controlar os batimentos cardíacos. Assim, vivemos e nos tornamos ativos, com transmissão neuronal em tudo que desejamos fazer.

No próximo artigo darei continuidade ao tema.

Muito obrigado!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
whatsapp-logo-icone-1 99522.8671 (TIM)
facebook:thiagosoarespersonal
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>