Agosto | 2018 | Ano IX – Edição 110 – Diferenças entre homens e mulheres na atividade física

Diferenças entre homens e mulheres na atividade física

homem x mulher

O mundo feminino é intrigante para muitos homens, afinal os obstáculos e dificuldades que as mulheres passam no aspecto corporal e emocional é um pouco mais árduo que os encarados pelo universo masculino. A mulher desde que nasce já tem duas semanas de desenvolvimento a mais – fato comprovado cientificamente –, tem a maturação do esqueleto e encerramento do crescimento mais cedo, no entanto o homem ultrapassa os limites de desenvolvimento corporal na puberdade.

Bem, essas diferenças são justamente o começo de tudo, pois quando se trata de composição corporal, as mulheres acumulam mais celulite no abdômen, glúteo e quadril (famoso culote). Já nos homens a gordura maior se encontra no centro da barriga, a chamada gordura ginóide (visceral) – muito ruim pelo risco de infarto e outras doenças como o diabetes e pressão alta. Como ironia do destino, quando a mulher chega à menopausa, o nível de alguns hormônios cai em larga escala, e as chances de se tornar obesa é maior, o que aumenta a possibilidade de aparecimento da gordura ginóide, dando uma forma e aspecto de pera para o corpo feminino.

Esses hormônios são a progesterona e o estrogênio, que também ajudam no controle do sistema cardiovascular, fazendo com que a mulher – que antes da menopausa tinha mais proteções cardíacas do que o homem – agora possua mais problemas de coração, arteriais e venosos, como o infarto, AVE e varizes. Nesse momento praticar exercícios físicos torna-se vital no processo de regulação do organismo e aumento da capacidade cardiovascular.

Num outro quadro comparativo, o homem tem de sete a dez vezes mais testosterona que a mulher, deixando-o com mais força e maior densidade óssea. Isso leva a diminuição da gordura armazenada, por causa da maior massa magra (peso de músculos e ossos principalmente), que acelera o metabolismo e otimiza o gasto calórico.

Se tratando de atividades aeróbicas de longa duração, como a corrida, natação ou triathlon, o público feminino tem maior capacidade na utilização dos ácidos graxos livres (gordura), que é a fonte de energia prevalente nesses tipos de esportes. Já para os homens, atividades anaeróbicas (que não utilizam oxigênio como fonte de energia), como nos cem metros rasos do atletismo, salto com vara ou cinquenta metros de estilo Crawl na natação, o desempenho é mais vantajoso.

A diferença está nos olhos de quem vê!

THIAGO SOARES PERSONAL
CREF: 025751

Profissional de Educação Física

Personal Trainer, especialista em atividade física para idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Doenças degenerativas/psiquiátricas/Demências
Autismo/Síndrome de Down/Cadeirante
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
whatsapp-logo-icone-1 99522.8671 (TIM)
facebook:thiagosoarespersonal
E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>