Terçol, mito ou verdade?
O hordéolo popularmente conhecido como terçol é um quadro inflamatório/ infeccioso das glândulas localizadas na borda das pálpebras. A pálpebra é o órgão que se meche quando nós piscamos. Normalmente é doloroso podendo aparecer tanto na pálpebra superior como inferior.
Neguei o pedido de uma Grávida! E agora?
Os mais antigos, de forma bem-humorada, dizem que o hordéolo é o resultado de ter negado alguma coisa a uma mulher grávida. Isso é um mito. Embora a solução tenha certo fundamento. O uso de aliança de ouro aquecida pode realmente melhorar o quadro.
Vamos esclarecer: o calor local é uma arma importante no tratamento do hordéolo. Quando aquecido o local, os vasos de dilatam e permitem a chegada de mais células de defesa para combater a infecção, além de amolecer o tampão que obstruía glândula. Mas, usar aliança além de ser um método bizarro, pode causar lesões na pele.
O mecanismo real da lesão acontece quando a bactérias entra na glândula e começa a se alimentar da secreção. As bactérias com este banquete de alimento, começam a se multiplicar muito rápido, causando inchaço, calor e dor no local. O acúmulo de células que morrem no combate entre a defesa do corpo e as bactérias, nada mais é do que o pus. Ele fica armazenado nesse espaço e normalmente forma uma bolinha na pálpebra.
Quanto mais cedo for iniciado o tratamento maiores são as chances de sucesso no tratamento. Por isso, evite tentar métodos alternativos e procure um médico. Normalmente é mais comum de aparecer em crianças. Algumas pessoas têm mais probabilidade de desenvolver que outras, principalmente as que têm alergia ocular ou blefarite.
O tratamento é feito normalmente com colírios ou pomadas de antibiótico, podendo ou não, estar associado a anti-inflamatórios esteroidais (corticoides). A compressa de água morna é a principal arma nesta guerra como foi explicado lá no início do texto.
Mesmo fazendo todo o tratamento correto e no tempo certo, ainda assim, o corpo pode formar uma cápsula que impede a saída de pus e também a chegada das medicações e células de defesa. Forma-se então uma cicatriz por dentro desta bolinha, que se chama Calázio.
A melhor forma de cuidar é se prevenir. Marque uma consulta e tire suas dúvidas.
ESPECIALIDADES: Clinica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia, Mastologia, Proctologia, Cardiologia, Cirurgia Vascular e Angiologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psicologia, Neurologia, Neurocirurgia.
CuidarVC
Tel.: 3627.4450
www.cuidar.vc
facebook.com/ClinicaCuidarvc
Rua Medina, 127, salas 102/103 – Méier
Leave a Reply