Agosto | 2017 | Ano VIII – Edição 98 – Hospital Pasteur promove palestras gratuitas sobre cuidados na terceira idade

Hospital Pasteur promove palestras gratuitas sobre cuidados na terceira idade

29072017-IMG_7984 PALESTRA BOA

Dr. Thiago Bicalho

 

No dia 29 de julho, o Hospital Pasteur retomou o ciclo de palestras gratuitas para a população da região. A palestra “Os desafios da longevidade saudável” foi ministrada pelo geriatra do hospital Dr. Thiago Bicalho, que falou sobre os cuidados na terceira idade e longevidade saudável. O Pasteur investe há dois anos na instrução da população local por meio de palestras sobre saúde. No âmbito da geriatria, já foram realizados encontros mensais que abordaram temas como: depressão no paciente idoso, doença de Alzheimer e os principais desafios do envelhecimento. A iniciativa é voltada para idosos e seus familiares e cuidadores.

O projeto foi organizado de forma bem didática e desenvolvido pelo diretor da unidade, Dr. Roberto Calheiros. O Programa Atenção Total ao Idoso se dividirá com inúmeras palestras realizadas mensalmente com diversos profissionais do hospital. “A proposta desde o inicio não é fazer consultas e sim ajudar os participantes com orientações para o seu bem estar e qualidade de vida. A proposta é instruir não só o idoso, mas também todos os que estão envolvidos no seu cuidado, declarou Dr. Thiago, que nasceu e mora no Méier, é diretor da Clínica CuidarVC e faz parte da AMMEG (Associação dos Médicos do Méier e Grande Méier).

Na palestra foram abordados assuntos como: longevidade e seus benefícios; desafios do envelhecimento; alterações do sono e do apetite; depressão; idade biológica e cronológica; a importância da suplementação vitamínica e hormonal; as atividades físicas recomendadas para os idosos; a realiza- ção de check ups anuais; o cuidado multidisciplinar na terceira idade; entre outros. “Vamos encarar o envelhecimento como um duelo, um desafio a ser vencido. As fragilidades do idoso não são sinônimos de incapacidade. A qualidade de vida dos idosos está relacionada à possibilidade de se cumprir funções diárias”, discursou o geriatra.

Dr. Thiago acrescentou que as quedas e fraturas ocorrem, frequentemente, no caminho para a o banheiro, , visto que os idosos podem sofrer de insônia e incontinência urinária. “A queda é a fratura exposta na autoestima do idoso. Alguns cuidados como retirar mesinhas de centro e tapetes, colocar barras de segurança no banheiro são importantes. É tarefa do médico, dos familiares e dos cuidadores estarem cada vez mais atentos e aptos a tratar as doenças dos nossos queridos idosos, melhorando dessa forma sua qualidade de vida, evitando auto-isolamento e depressão”, declarou.

29072017-IMG_8102 AUDITÓRIO BOA

Dr. Thiago Bicalho (no centro) com os participantes

Outra dica do médico é a criação de mecanismos que valorizam a auto-estima do idoso, como frequentar grupos terceira idade. No nosso bairro existem várias opções de atividades para esse público como: a UNATI – Universidade da Terceira Idade, exercitar o cérebro através de programas oferecidos pela Academia da Mente, grupos de dança, religiosos etc.

Dr. Thiago Bicalho convida a todos para a próxima palestra que terá como tema “A insônia e a incontinência urinária”, que acontecerá no dia 2 de setembro, às 10h, no auditório do Hospital Pasteur – Av. Amaro Cavalcanti, 495 – Méier. Inscrições e informações pelo telefone 2104-4400.

Hospital Pasteur 
Av. Amaro Cavalcanti, 495 – Méier
Tel.: (21) 2104-4400
www.hospitalpasteur.com.br

Solange Diniz e Sofia Teixeira

Fotos: Júlio Ricardo

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>