Agosto | 2017 | Ano VIII – Edição 98 – Aceitar e Agir

Aceitar e Agir

“Não importa o que fizeram comigo, o que importa é o que eu faço com o que fizeram comigo”.

Então, aceitar na minha visão é muito mais inteligente do que superar, porque quando você fala de aceitação, significa não questionar, confiar no que quer que seja, que esteja acontecendo na sua vida, está vindo para contribuir com o seu desenvolvimento e não para te derrubar. A gente sempre é moldado a olhar as coisas de uma forma negativa e eu posso sempre lembrar que está vindo para algo melhor, deixe o tempo te mostrar.

A Terapia de Aceitação e compromisso é uma terapia da abordagem cognitivo-comportamental, recebe esse nome por causa de uma de suas propostas mais centrais de modelo de terapia: aceitar o que está fora de seu controle pessoal, e comprometer-se à ação que melhore e enriqueça a sua vida, e tem como objetivo ensinar a seus clientes o seguinte: a) ensinar-lhe habilidades psicológicas para lidar com seus pensamentos e sentimentos dolorosos de forma eficaz – de tal forma que eles passam a ter muito menos impacto e influência sobre você; b) ajudá-lo a esclarecer o que é verdadeiramente importante e significativo para o cliente – ou seja, os seus valores e então usar esse conhecimento para orientar, inspirar e motivá-lo a mudar sua vida para melhor.

Usando técnicas estruturadas, o terapeuta vai tentar identificar a relação que você está tendo com seus pensamentos, sentimentos e sensações e de que forma esse relacionamento estabelecido está influenciando a sua forma de agir no mundo. Você vai aprender a estar atento de quando hábitos negativos de pensar surgem em um determinado contexto da sua vida, e como responder de forma mais positiva naquela situação independente dos pensamentos ou sentimentos que surjam ali naquela situação. Isso pode levar a mudanças de comportamento que podem fazer você se sentir melhor e a se satisfazer como pessoa.

Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar nossa atitude interior. E isso faz toda a diferença. Faz você aceitar o que lhe acontece em vez de se resignar com o que lhe acontece. Quando um acontecimento for bom, desfrute-o, quando for ruim, transforme ou aceite. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se para melhor e recomece.

Objetivamos na Terapia Cognitiva Comportamental ajudar aos clientes a desenvolver e vivenciar emoções positivas, reestruturando seus pensamentos negativos para que possa aprender a administrar e conter suas emoções de maneira efetiva. Se você se sente assim, procure ajuda de um profissional especializado.

Tania Carla Pereira
CRP 05/16585
Especialista em Psicologa e Terapeuta Cognitivo-Comportamental
www.taniacarla.com.br
contato@taniacarla.com.br

Tel: 99888-4338 / 97016-0886 / 3585-1672
Rua Dias da Cruz 155  – Sl 513 – Méier/RJ

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