Agosto | 2015 | Ano VI – Edição 74 – A Importância da Hidratação na Atividade Física

A Importância da Hidratação na Atividade Física

FotoColunista_ThiagoSoaresVivaBemA hidratação é um quesito fundamental para a saúde, assim como qualquer tarefa do dia a dia, entretanto, ao se praticar exercícios  físicos o corpo necessita de uma quantidade maior de líquidos e sais minerais para geração de energia, controle da temperatura corporal e otimização do desempenho, sendo relevante antes, durante e após o esforço físico. Nesse último momento entramos em um estado de recuperação corporal, levando nosso organismo a utilizar mais água para regenerar.

Como curiosidade, nosso corpo humano possui entre 60 e 70 % de sua composição de líquidos, com a função de irrigar órgãos internos, sangue, músculos, ossos, pele e cabelo. Na ausência de água pode-se ocorrer uma desidratação, e dessa forma, ao praticarmos exercícios físicos a capacidade neuronal, aeróbica e muscular é diminuída pelo menor volume sanguíneo reduzindo a quantidade de nutrientes favoráveis ao ganho de força, equilíbrio, coordenação motora, noção de tempo espaço, atenção e contração.

         Segundo p ACSM (Academia Americana de Medicina Esportiva), para evitar a desidratação recomenda-se, de forma geral, que o individuo inicie a hidratação com 250 a 500 ml de água duas horas antes de exercício e mantenha a ingestão de liquido a cada 15 e 20 minutos durante o exercício.

         Em atividades com menos de uma hora de duração, a reposição de água evita o aumento da temperatura central, não sendo necessária a reposição hídrica, de substratos energéticos, como o carboidrato, a gordura e proteína, além de certos sais minerais, como o sódio e o potássio.

         Oriente-se sempre com um nutricionista para adequar sua necessidade de líquidos no organismo, calculando a quantidade ideal para o seu corpo na prática regular de exercícios físicos. Após isso, o professor de Educação Física irá lhe auxiliar no treinamento físico.

A hidratação é um quesito fundamental para a saúde, assim como qualquer tarefa do dia a dia, entretanto, ao se praticar exercícios  físicos o corpo necessita de uma quantidade maior de líquidos e sais minerais para geração de energia, controle da temperatura corporal e otimização do desempenho, sendo relevante antes, durante e após o esforço físico. Nesse último momento entramos em um estado de recuperação corporal, levando nosso organismo a utilizar mais água para regenerar.

Como curiosidade, nosso corpo humano possui entre 60 e 70 % de sua composição de líquidos, com a função de irrigar órgãos internos, sangue, músculos, ossos, pele e cabelo. Na ausência de água pode-se ocorrer uma desidratação, e dessa forma, ao praticarmos exercícios físicos a capacidade neuronal, aeróbica e muscular é diminuída pelo menor volume sanguíneo reduzindo a quantidade de nutrientes favoráveis ao ganho de força, equilíbrio, coordenação motora, noção de tempo espaço, atenção e contração.

         Segundo p ACSM (Academia Americana de Medicina Esportiva), para evitar a desidratação recomenda-se, de forma geral, que o individuo inicie a hidratação com 250 a 500 ml de água duas horas antes de exercício e mantenha a ingestão de liquido a cada 15 e 20 minutos durante o exercício.

         Em atividades com menos de uma hora de duração, a reposição de água evita o aumento da temperatura central, não sendo necessária a reposição hídrica, de substratos energéticos, como o carboidrato, a gordura e proteína, além de certos sais minerais, como o sódio e o potássio.

         Oriente-se sempre com um nutricionista para adequar sua necessidade de líquidos no organismo, calculando a quantidade ideal para o seu corpo na prática regular de exercícios físicos. Após isso, o professor de Educação Física irá lhe auxiliar no treinamento físico.

VIVA BEM HIDRATADO!

Thiago Soares – Educador físico – CREF 025751

Especialista em psicossomática contemporânea
Personal Trainner de idosos e necessidades especiais
ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO
Personal Coach (consultor de saúde e atividade física)
Criador do método Ginástica KIDS®
Tel.: 99522-8671 | E-mail: thiagosoares.vivabem@gmail.com | Facebook: Viva Bem

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